Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Colagista indaiatubano Bruno Barnabé realiza individual em galeria paulistana

São Paulo, por Kleber Patricio

Obra “Uma luta sagrada” faz parte da mostra.

A Galeria Recorte, em São Paulo, apresenta a partir de 1º de fevereiro a exposição A Linguagem do Desejo, com obras do colagista Bruno Barnabé. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 17 de março com entrada gratuita.

A mostra apresenta 24 obras em que o artista utiliza fotos, selos e técnica de monotipia, entre outros elementos, para abordar questões sobre a objetivação e a fragmentação do corpo, a crença no pecado original e suas consequências, indicando um percurso que começa na busca individual do artista e termina na deformidade do corpo coletivo. Barnabé traz para a discussão o vazio pornográfico e como isso se reflete na imaginação do expectador.

Nascido em Indaiatuba, no interior paulista e radicado na cidade de São Paulo desde 2005, Bruno Barnabé materializa suas pesquisas epistemológicas e imagéticas por meio da sobreposição de resíduos gráficos e fotográficos que coleta em suas explorações pelo mundo. “Sinto-me principalmente atraído pelas questões da antropologia da imagem e, assim, procuro pelos resíduos gráficos com potencial simbólico, como fotografias de família, cartões-postais, selos, ilustrações e desenhos para usar nas minhas composições”, afirma.

Barnabé encontrou a collage em 2005, período em que frequentou a Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna (Aamam) e conheceu integrantes do movimento surrealista paulistano. Estudou gravura e desenho experimental em Londres, onde descobriu a monotipia. De volta ao Brasil, estudou com o artista, pensador e poeta Sergio Claudio de Franceschi Lima, considerado o maior especialista em surrealismo em nosso país. Com trabalhos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais, Barnabé já expôs individualmente em 2017, na Biblioteca Central Cesar Lattes, da Unicamp, em Campinas.

Galeria Recorte

A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e bem estar. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão” e Michele Micheletto. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de cabeleireiros.

Serviço:

Exposição A Linguagem do Desejo, de Bruno Barnabé

Abertura: dia 1º de fevereiro, às 19 horas

Visitação: Até 17 de março

De terças às sextas-feiras, das 12h às 21h, e sábados, das 11h às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: contato@galeriarecorte.com.br

Endereço: Rua Augusta, 829 – São Paulo/SP

Telefones: (11) 3368-9824.