Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

CircuitoSP leva show do cantor e compositor Byafra à Sala Acrísio de Camargo

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Beto Barcellos.

Em mais um evento do CircuitoSP, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, Indaiatuba recebe no próximo dia 15 de setembro, às 19 horas, na Sala Acrísio de Camargo, o cantor e compositor Byafra, que apresenta o show “4.0” e reúne grandes sucessos de sua carreira.  A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso entre os dias 12 a 15, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela. A correalização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Nesses 40 anos de caminhada por microfones, estúdios, rádios, TVs e palcos nacionais, Byafra lançou 16 álbuns, cinco coletâneas, vendeu mais de três milhões de CDs e emplacou nove temas de novelas. O repertório do show reúne sucessos como “Helena” (Marrom Glacê – 1979), “Vinho Antigo” (Jogo da Vida – 1981), “Seu Nome” (A Gata Comeu – 1985), “Te Amo” (Salomé – 1991) e “Fantasia Real” (Mulheres de Areia – 1993), além dos hits “Leão Ferido” e “Sonho de Ícaro”.

Durante o show, Byafra também homenageia compositores que brilham com ele desde os primeiros sucessos, como Guilherme Arantes, Dalto, Lulu Santos e Ritchie, entre outros. Como compositor, o artista teve sua obra gravada nas vozes de Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Xororó, KLB, Xuxa, Angélica, Jerry Adriani e outros.

Foto: Livio Campos.

“Não é sempre que se comemora 40 anos de estrada. Acredito que isso se deve à perenidade da música chamada romântica, que pertence àquele lado íntimo que todo mundo tem, mas muitas vezes não quer exibir para não demonstrar fragilidade”, destaca o cantor. “As pessoas em geral gostam de sorrir em público, mas se escondem para chorar uma paixão perdida. Gosto de comover quando canto. E esse show é uma comemoração aos 40 anos de namoro com o público”.

CircuitoSP

O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.

Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados por meio do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais. Somente no Circuito SP são R$6,7 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo em todas as regiões, viabilizando 480 atividades culturais.

Foto: Jo Freire.

O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.

Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022. Além de Indaiatuba, este ano, as cidades selecionadas foram Aguaí, Agudos, Americana, Apiaí, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bauru, Bernardino de Campos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Brotas, Buritama, Cabrália Paulista, Caieiras, Campos do Jordão, Cândido Rodrigues, Cesário Lange, Charqueada, Colina, Cruzeiro, Descalvado, Diadema, Dois Córregos, Dumont, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Garça, Gastão Vidigal, Getulina, Guaíra, Guararapes, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Guarujá, Guarulhos, Ibitinga, Iguape, Ilhabela, Iporanga, Itaí, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Lorena, Maracaí, Marília, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi-Mirim, Mongaguá, Narandiba, Nova Europa, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Pacaembu, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Pereira Barreto, Piedade, Piracaia, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Roseira, Sabino, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Manuel, São Sebastião, São Simão, São Vicente, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taguaí, Tapiraí, Taquaral, Taquaritinga, Tatuí, Terra Roxa, Timburi, Tupi Paulista, Ubarana, Várzea Paulista, Vinhedo e Votuporanga.

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Byafra

Data: 15 de setembro

Horário: 19 horas

Local: Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei

Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665 (Jardim Regina)

Entrada gratuita

Retirada de ingressos: entre os dias 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela

Endereço: Rua das Primaveras, 210 (Jardim Pompeia)

Horário de retirada dos ingressos: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Informações: (19) 3875-6144.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)