Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Circo di SóLadies | NemSóLadies apresenta “A História não Contada das Músicas Infantis” no Sesc Jundiaí

Jundiaí, por Kleber Patricio

Fotos: Sergio Fernandes.

No dia 6 de abril de 2024 (sábado), às 17h30, com entrada gratuita, o Circo di SóLadies|NemSóLadies (@circodisoladies) apresenta o espetáculo infanto-juvenil “A História não Contada das Músicas Infantis” na Área de Convivência do Sesc Jundiaí, que fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí – SP.

Em “História não Contada das Músicas Infantis”, Augustine, Greice e Úrsula adentram no universo das músicas infantis para desvendar o que aconteceu de fato com suas personagens e acabam descobrindo que muitas enfrentaram seus medos e preconceitos para mudar o rumo de suas histórias. Convidando a plateia para cantar novas e divertidas versões de músicas infantis conhecidas tanto pelas crianças, quanto por pessoas adultas, o Circo di SóLadies|NemSóLadies promove um encontro entre gerações inspirando reflexões.

Unindo contação de histórias, música, palhaçaria, improviso e interações com o público, o espetáculo possibilita um jogo lúdico e cheio de música, de onde surgem a Sapa Sara, Rosa Maria e Dora Aranha, para contar suas verdadeiras histórias. As personagens se apresentam em bonecos especialmente criados para o espetáculo pela aderecista Lua Nucci.

“A História não Contada das Músicas Infantis” é o mais novo espetáculo do Circo di SóLadies|NemSóLadies, que estreou em janeiro de 2024 consolidando a pesquisa do grupo na busca por quebrar as estruturas de gênero e preconceitos presentes em cantigas infantis, trazendo as histórias das personagens e revelando seus nomes por tanto tempo escondidos. “Percebemos que a naturalização dos mais diversos tipos de preconceitos e rotulações se dão também através de informações que são passadas de geração a geração por meio das tradições orais contidas nas cantigas de roda, nos contos de fadas, nas músicas populares, nos esquetes circenses – valores que ficam enraizados a partir de uma reprodução sistemática e ininterrupta, sem questionamentos, corroborando para a manutenção de comportamentos opressores, gerando situações de conflito e violência”, explica o grupo.

Criado em 2013 partindo da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher nas artes cênicas em se tratando de comicidade e linguagem da palhaçaria, o Circo di SóLadies|NemSóLadies é um grupo formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira.O grupo pesquisa formas cênicas usando o universo da comicidade e palhaçaria sob o viés feminista, questionando as estruturas sociais com camadas simbólicas e lúdicas para públicos de todas as idades.

Informações em: www.facebook.com/circodisoladies e www.instagram.com/circodisoladies.

FICHA TÉCNICA: Direção e Dramaturgia: Circo di SóLadies | Nem SóLadies. Palhace Augustine: Theo Oliveira. Palhaça Greice: Kelly Lima. Palhaça Úrsula: Verônica Mello. Sonorização e Música ao Vivo: Theo Oliveira. Composição de paródias: Circo di SóLadies | Nem SóLadies. Composição de músicas autorais: Theo Oliveira. Operadora de Som: Lays Somogyi. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Circo di SóLadies | Nem SóLadies.

Serviço:

Espetáculo “A História não Contada das Músicas Infantis”

Com Circo di SóLadies|NemSóLadies

Sinopse: O Circo di SóLadies | Nem SóLadies adentrou no universo das músicas infantis para desvendar o que aconteceu de fato com suas personagens. Afinal, que história é essa?! Augustine, Greice e Úrsula trazem em suas bolsas amarelas personagens que enfrentaram seus medos e preconceitos e decidiram mudar o enredo, convidando a plateia para cantar novas e divertidas versões dessas músicas.

Duração: 45 minutos

Classificação Livre

Quando: 6 de abril de 2024 (sábado) – Horário: 17h30

Onde: Sesc Jundiaí – Área de Convivência – Endereço: Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí – SP – Telefone: (11) 4583-4900

Ingressos: Grátis

Informações: www.sescsp.org.br/programacao/a-historia-nao-contada-das-musicas-infantis-jundiai.

(Fonte: Luciana Gandelini Assessoria de Imprensa)