Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ciaei recebe Derico e Orquestra Jovem de Artur Nogueira no sábado

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação|PMI.

Foto: Divulgação|PMI.

A Secretaria de Culturade Indaiatuba oferece à população um espetáculo gratuito do músico Derico e da Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, no próximo sábado, dia 27, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo (Avenida Engenheiro Fabio Roberto Barnabé, 3655 – Jardim Regina), no Ciaei. A orquestra é formada por professores e alunos que compõem o projeto social Retreta da Corporação Musical 24 de Junho, instituição sem fins lucrativos de Artur Nogueira que tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural do município, além de difundir o repertório de ouro das bandas do interior paulista, sob a regência do maestro Ricardo Michelino. Derico, que atua com O Quarteto no Programa do Jô da Rede Globo, é músico profissional desde os 11 anos de idade e, entre diversas outras atividades e espetáculos, ministra ainda palestras e workshops sobre instrumentos musicais e a profissionalização e mercado de trabalho para o músico brasileiro. A classificação etária é livre e a entrada é franca. Informações: (19) 3894-1867.

A Corporação Musical 24 de Junho

A Corporação Musical 24 de Junho é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é preservar o patrimônio histórico e cultural e difundir o repertório de ouro das bandas do interior paulista. Oportunizando à população a aprendizagem de música, desenvolve projetos junto a diversos segmentos da sociedade de modo a tornar a música um método acessível e abrangente de propagação da cultura, enriquecimento intelectual e formação de ouvintes. Fundada em 1924, é a mais antiga instituição da cidade de Artur Nogueira, onde é conhecida entre os cidadãos como “A Banda”. Realizado desde 2010 pela Corporação Musical 24 de Junho, o Projeto Retreta, desenvolvido pelo maestro Ricardo Michelino através de parcerias firmadas com escolas, entidades e a Prefeitura Municipal, oferece aulas gratuitas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral com vistas à formação de público e de membros para sua Banda Sinfônica, bem como à difusão da música como método de propagação de cultura. O maestro Ricardo Michelino obteve o título de mestre em Educação pelo Liceu Salesiano Dom Bosco e especialização em regência pela Universidade Adventista de São Paulo, onde leciona desde 1999. Transitando do erudito ao popular, já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Agnaldo Rayol, Pena Branca & Xavantinho, Sá & Guarabyra, Mato Grosso e Mathias, Sandy & Junior, Toquinho, Chico César e o próprio Derico Sciotti, entre outros. Atua como saxofonista e flautista em estúdios e diversos eventos, além de realizar palestras e workshops sobre educação sócio musical por todo o território nacional e exterior. No ano de 2015, teve a sua estreia internacional regendo a The La Sierra Wind Ensemble, na Califórnia (EUA).

Derico Sciotti

Profissional desde os 11 anos, Derico começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade, tendo desde então a oportunidade de  estudar com mestres renomados. De formação erudita, obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais para jovens instrumentistas, o que possibilitou sua participação em recitais e concertos pelo Brasil. Nesta época, com 14 anos, foi spalla (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 1979, paralelamente à sua carreira erudita, começou a tomar conhecimento de novos estilos musicais como jazz, blues, música instrumental (fusion) e música experimental. É neste momento que abriram-se suas perspectivas musicais, aprendendo linguagens novas em instrumentos como saxofone, piano, guitarra, contrabaixo, violão e bateria. Tornou-se multi-instrumentista e partiu para uma carreira mais popular, onde conheceu músicos e artistas consagrados com quem passou a trabalhar. Em 1983 fundou, juntamente com sua família, a Escola de Música Artlivre, que hoje conta com duas unidades em São Paulo, abrigando, entre crianças, jovens e adultos, uma comunidade de 300 alunos e 15 professores. Em 1990, foi convidado a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia do SBT São Paulo como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia. Com isso, surgiram possibilidades para que pudesse alavancar sua carreira solo com a gravação de 12 CDs. Muitas empresas nacionais e multinacionais já associaram-se à sua imagem para shows em feiras, convenções e propagandas em mídia impressa e eletrônica. Atua como solista de orquestra, já tendo tocado com a Orquestra de Câmara Opus de Belo Horizonte e com a Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo. Hoje, é contratado da Rede Globo de Televisão, onde atua junto com O Quarteto no Programa do Jô, é músico exclusivo Yamaha e ministra palestras e workshops sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone) e a profissionalização e mercado de trabalho para o músico brasileiro. Possui uma produtora, a Derico Produções, do ramo de eventos corporativos e licenciamento de marca.