Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP celebra o choro com um bate-papo gratuito entre Mestre Siqueira e Paulão 7 Cordas

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação/CPF/Sesc.

No mês de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, dia 23, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha. Dentro dessas celebrações ao Choro, acontece no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP o bate-papo ‘Prosas Musicais: Histórias sobre o Choro’, com Paulão 7 Cordas e Mestre Siqueira. Os dois músicos vão contar histórias, apresentar fatos e abordar aspectos técnicos do importante gênero da música popular brasileira. Gratuito, com a necessidade de inscrições, vagas limitas.

O Choro, um dos mais importantes gêneros da música urbana no Brasil, se estabeleceu em meados 1860, consolidando na primeira metade do século XX. Uma constelação de músicos se tornara fundamentais na construção do choro, como, por exemplo, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Ao longo da história, outros nomes são bases nas composições e arranjos, nomes como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo – cada um também figurando como célebres nos seus respectivos instrumentos.

Os dois músicos, Mestre Siqueira e Paulão 7 Cordas, têm uma vasta experiência e trajetória reconhecidas como chorões. Mestre Siqueira, com quase 87 anos, é cavaquinhista reconhecido pelas suas composições e por uma trajetória exemplar: participou da última formação do grupo de Pixinguinha; integrou o conjunto Chapéu de Palha; fez parte da Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo e ocupou o posto de cavaquinhista da Velha Guarda da Mangueira por mais de 35 anos, além de ter tocado com nomes como Cartola e Jamelão. Com esse currículo, longevidade, Mestre Siqueira é uma referência.

Já o músico Paulão 7 Cordas, com alcunha do instrumento que toca, reconhecido por acompanhar grandes artistas como Cartola, Maria Bethânia, Zé Keti, Monarco, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Wilson das Neves e Zeca Pagodinho, sendo deste diretor musical há quase 35 anos. Conhecedor prático das rodas de choro, diz que é a sua maior escola de música. Paulão também é diretor e produtor musical com trabalho reconhecido na indústria fonográfica.

O Centro de Pesquisa e Formação – CPF é um espaço do Sesc-SP que articula produção, formação e difusão de conhecimentos por meio de cursos, palestras, encontros, estudos, pesquisas e publicações nas áreas de educação, cultura e artes.

Serviço:

Bate-papo ‘Prosas Musicais: Histórias sobre o Choro’, com Paulão 7 Cordas e Mestre Siqueira

Dia 27 de abril – sábado, das 16h às 17h30

Inscrições: sescsp.org.br/cpf

Vagas: 40

Grátis

A partir de 16 anos

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, das 10 às 18h30

Tel: (11) 3254-5600

Transporte gratuito para os participantes das atividades, do CPF Sesc à estação metrô Trianon-MASP, de terça a sexta às 21h40, 21h55 e 22h05.

(Fonte: Assessoria de Imprensa CPF)