Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Casarão abriga exposição de azulejos do Museu Republicano de Itu

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação|PMI.

Foto: Divulgação|PMI.

O Museu Casarão Pau Preto de Indaiatuba recebe até o dia 30 de setembro a exposição O Nascimento da República através dos Azulejos. “Graças a uma parceria entre a Fundação Pró-Memória e o Museu Histórico Paulo Setúbal, de Tatuí, Indaiatuba recebe essa exposição, que é coordenada pelo documentarista e pesquisador José Antonio Barros Freire e reproduz obras do acervo do Museu Republicano Convenção de Itu da Universidade de São Paulo”, informa o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.

A exposição

O projeto em exposição se resume em nove painéis (1,50 m x 1,50 m) que contam episódios ligados à história da República. As imagens fotográficas retratam em tamanho real as obras que originalmente pertencem ao Museu Republicano “Convenção de Itu” e são acompanhadas de textos descritivos. As reproduções foram inspiradas em telas de Jean Baptiste Debret, Hercule Florence e Miguelzinho Dutra.

O objetivo da exposição é homenagear um dos maiores historiadores do Brasil, Afonso d’Escragnolle Taunay, responsável por idealizar os painéis de azulejos do saguão do Museu Republicano. “Os azulejos, feitos pelo renomado ceramista Antonio Luiz Gagni, contam histórias de Itu desde a sua fundação, em 1610, até a Primeira Convenção Republicana, em 1873”, comenta o pesquisador e documentarista José Antonio Barros Freire.

Os trabalhos fotográficos são de autoria de Hélio Nobre, José Rosael, Irit Tommazini e Deborah Dubner. Os textos são assinados pelos docentes do Museu Paulista Cecília Helena Salles Oliveira e Paulo César Garcez Marins. A curadoria é do historiador Jonas Soares de Souza e o projeto é do arquiteto Carlos Gama Chuva. A mostra é realizada com apoio do Governo de São Paulo / Secretaria da Cultura ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) – Lei do ICMS.