Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Casa-Museu Ema Klabin ensina crianças a fazer mapas

São Paulo, por Kleber Patricio

Pequenos vão fazer mapas como antigamente com especialista no assunto. Foto: divulgação.

Crianças adoram explorar lugares desconhecidos com um mapa à mão. Saber interpretar um mapa é entender algo surpreendente e misterioso. A proposta do setor educativo da Fundação Ema Klabin é proporcionar atividades práticas para que os pequenos aprendam a fazer mapas como antigamente com o auxílio de um especialista no assunto, o doutor em arqueologia Yves Rolland. O evento acontece no próximo dia 25 de junho (domingo), às 15h. São 25 vagas por ordem de chegada.

“A garotada conhecerá as técnicas usadas pelos primeiros cartógrafos e experimentará a medição usando o próprio corpo e uma corda. Depois as crianças farão um mapa se apropriando de objetos do jardim da casa-museu a partir de referências do Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu”, explica a coordenadora do setor educativo, Cristiane Alves.  Segundo ela, podem participar da atividade crianças de todas as idades, acompanhadas dos familiares.

A atividade estimula a percepção do corpo no espaço e ajuda a entender processos de medição, estimulando que elas criem um mapa de um lugar imaginário a partir de medidas reais, unindo cultura e diversão.

A oficina finaliza um ciclo de palestras realizadas pelo historiador Yves Rolland baseadas no Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu, o primeiro atlas completo do mundo a ser editado e que faz parte da coleção de obras raras da Fundação Ema Klabin.

Serviço:

Museu em Família – Mapa em Família: Faça Seu Próprio Mapa

Data: 25 de junho (domingo)

Horário: 15h às 16h30

25 vagas

Gratuito

Local: Fundação Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP – Fone: (11) 3897-3232

http://emaklabin.org.br/.