Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Casa do Lago recebe show em homenagem a Chiquinha Gonzaga

Campinas, por Kleber Patricio

Divulgação.

Neste domingo (12), a Casa do Lago, em Campinas, recebe uma homenagem especial à compositora Chiquinha Gonzaga, em uma apresentação da percussionista Adriana Laranjeira e grupo musical. O show acontece às 11h30 e tem entrada gratuita, com distribuição de ingressos a partir das 10h. Essa apresentação faz parte do Projeto Chiquinha Gonzaga.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi a maior personalidade feminina da história da Música Popular Brasileira. Compositora, instrumentista e regente, Chiquinha promoveu a nacionalização musical, ajudou a introduzir a MPB nos grandes salões do século 19 e fundou a primeira sociedade protetora dos direitos autorais, além de ser a primeira pianista de choro e autora da primeira marcha carnavalesca brasileira, a canção Ó Abre Alas. Através de sua trajetória de vida, lutas e superações, a musicista teve um papel importantíssimo na luta pela igualdade de direitos no Brasil. Dessa maneira, o projeto Chiquinha Gonzaga busca apresentar a obra desta grande personalidade de maneira diferente da convencional, resgatando as melodias dessa época, onde houve grande ascensão da mulher na sociedade e no âmbito musical nacional.

O show será apresentado por Adriana Laranjeira e um grupo musical constituído predominantemente por mulheres, que levarão o público em uma viagem interessante e inusitada pelo universo sonoro da musicista, que vai de 1877 a meados de 1930. O grupo é composto pelos instrumentos oboé, clarinete, fagote, violão e percussão, tocados com destreza e sofisticação pelas instrumentistas.

Chiquinha Gonzaga. Foto: Wikipedia.

O intuito do projeto Chiquinha Gonzaga é possibilitar aos públicos das cidades do interior de São Paulo o acesso gratuito aos bens culturais, valorizando sua produção e o entendimento de sua significância para as produções contemporâneas. O projeto é destinado ao público sem restrições, uma vez que os ritmos apresentados – do tango brasileiro, polca, modinha valsa, mazurca e schottisch – proporcionam momentos agradáveis de encontro do homem e da arte.

Essa apresentação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da Casa do Lago e produção da 3S Projetos. O patrocínio é da Grace Brasil.

Serviço – O show em homenagem a Chiquinha Gonzaga acontece no domingo (12), às 11h30, na Casa do Lago (Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 10h.