Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Canteiro recebe mostra “Águas Profundas”, da artista visual Susanne Schirato, que reverencia experiências subaquáticas

São Paulo, por Kleber Patricio

Exposição é construída por obras que envolvem a exploração do submerso, o ambiente subaquático e o subterrâneo. Fotos: divulgação.

A artista visual Susanne Schirato apresenta a mostra “Águas Profundas”, a partir do dia 16 de março de 2024 (sábado), das 11h às 19h, no Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea, na Vila Madalena, em São Paulo. Com curadoria de Felipe Barros de Brito, a exposição – que é a terceira solo da artista – conta com 33 obras, entre desenhos, pinturas, instalação, vídeos, escritos e bordados que traduzem suas experiências subaquáticas em testemunhos físicos de paisagens, riscos e processos.

“Águas Profundas” é uma experiência sensorial e um convite a mergulhar nas profundezas das cavernas alagadas, onde cada obra se torna um portal para uma nova maneira de ver e sentir o mundo. Cada descoberta se transforma em um espelho que reflete não apenas o corpo físico, mas, também, o desconhecido e realidades inexploradas.

Susanne faz parte de uma equipe de mergulhadores – sendo a única mulher – que faz exploração de cavernas alagadas no Brasil. Eles já trouxeram informações para universidades, como a USP, pensando na parte geológica, hidrológica e também arqueológica. Ela passou antes pela veterinária, por gestão de negócios e marketing até chegar ao mundo das artes, mesclando com as atividades de mergulho.

“No curso da FAAP (Pós-Graduação Práticas Artísticas Contemporâneas), foi o momento em que o mergulho, que antes tangenciava o trabalho, muito de pintura e cerâmica, virou o cerne da minha pesquisa”, diz Susanne Schirato.

Sobre a artista

Susanne Schirato nasceu em 1978, em São Paulo/SP. Vive e trabalha em Miami/FL, nos Estados Unidos. Dentro de uma pesquisa que se desenvolve na prática do mergulho, Susanne utiliza seu envolvimento com a exploração e mapeamento de cavernas alagadas e colaboração em projetos de pesquisa subaquática como veículo de reflexão sobre corpo, história e sociedade.

Realizou duas mostras individuais, sendo elas “O Sublime temporal da hiperprodutividade”, na Galeria Ponder 70, em São Paulo, em 2019, e “A H2O está + quente embaixo”, no Coletivo 2 e 1, em São Paulo, em 2018.

Participou de mais de uma dezena de exposições coletivas, tendo destaque o 29º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Galeria Nilton Zanotti. Praia Grande, em São Paulo, em 2023; ‘Curva ponto’, MAC Sorocaba, em Sorocaba, São Paulo, em 2022; “Sol a Sol”, ArteFASAM Galeria, New Gallery, em São Paulo, em 2022; “Entre a estrela e a serpente”, Leme Galeria, em São Paulo, em 2022; “Nuances – mulheres em camadas”, BNP Paribas, curadoria Kura, em São Paulo, em 2021; 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos, em São Paulo, em 2020; PARTE Feira de Arte Contemporânea, Casa PARTE, em São Paulo, em 2019; “Ressaca”, Museu de Arte Brasileira, MAB – FAAP, em São Paulo – SP, Brasil; “Ressaca”, Espaço Breu, em São Paulo, em 2018; 30º Salão de Artes, Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo “Solar Azurem”, em Arceburgo, Minas Gerais, em 2016; 5º Salão Sansão Pereira, Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA, no Rio de Janeiro, em 2015; 3º Salão Carioca de Arte Contemporânea, Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA, no Rio Janeiro, em 2015; 13ª Mostra de Artes Visuais de Araraquara, Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa, em Araraquara, em 2015;  Exposição Coletiva, Full Circle Gallery, Praia de Fort Walton – FL, nos Estados Unidos, em 2010, e Exposição Coletiva na Galeria Area Artis, em São Paulo, em 2009.

Tem como formação Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, em São Paulo, em 2018; Curso Técnico em Artes Visuais, Escola Panamericana de Arte SP, em São Paulo, em 2009; SP, Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Empresarial com ênfase em Marketing, ESPM, em São Paulo, em 2004;  Bacharelado em Medicina Veterinária, Universidade Santo Amaro, em São Paulo, em 2001 e Qualificação em mergulho, iniciado em 1998.

Participa ativamente em projetos de mergulhos no Brasil e no exterior; entre eles, na Península Antártica, em 2023; em Goiás, em 2022; em Tocantins, em 2021 e no Mato Grosso, em 2020, 2021, 2022 e 2023.

Ganhou prêmios como a Menção honrosa no 16º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos, em São Paulo, em 2020; Medalha master ouro; 51º Salão Feminino, Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 2016; Medalha de ouro: 50º Salão de Maio, Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 2016; 3º Salão Carioca de Arte Contemporânea, Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio Janeiro, em 2015, e Grande medalha de prata: 48º Salão de Maio, Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 2015. https://susanneschirato.com/Menu-de-Projetos

Sobre o Canteiro

Campo de Produção em Arte Contemporânea com início das suas atividades em agosto de 2022, o Canteiro é um espaço cultural gerido pelo artista Ivan Padovani e tem sua atuação voltada para a ampliação de iniciativas autônomas de produção e circulação de arte contemporânea na cidade de São Paulo. O Canteiro conta com seis ateliês, sala de exposições, residência artística e promove ações formativas em artes visuais. Também abriga um estúdio multimídia de 65 metros quadrados, que sedia projetos de exibição de videoarte, instalações sonoras e performances.

Seu espaço expositivo guarda uma forte identidade arquitetônica, o que faz dele um contexto propício para criação de sitespecifics, promovendo projetos que fogem da passividade de um cubo branco.

Atualmente, os artistas com ateliês no Canteiro são Ana Clara Muner, Davide Mari, Guta Galli, Ivan Padovani, Mariana Guardani, Mariana Vieira, Thiago Navas e Yohannah Oliveira. https://canteiro.art.br

Serviço:

Mostra “Águas Profundas” de Susanne Schirato

Curadoria: Felipe Barros de Brito

O quê: desenhos, pinturas, instalação, vídeos, escritos e bordados

Abertura: 16 de março de 2024 (sábado), 11h às 19h

Visitação: até 23 de março de 2024 – segunda a sexta, 11h – 17h; sábado, 11h – 19h

Local: Canteiro – Campo de Produção em Arte Contemporânea – Rua Purpurina, 434 – Vila Madalena – São Paulo – SP

Entrada gratuita

https://canteiro.art.br

Redes sociais:

Susanne Schirato @susanneschirato

Felipe Barros de Brito @ofelipebrito

Canteiro @canteiro___.

(Fonte: Marmiroli Comunicação)