Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘Cantando e Contando Histórias de Indaiatuba’ terá apresentação aberta ao público hoje no Casarão

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Giuliano Miranda RIC|PMI.

Antonio da Cunha Penna e Eduardo Santhana revelam ao público diversos personagens da história de Indaiatuba. Crédito da foto: Giuliano Miranda RIC|PMI.

O projeto Cantando e contando histórias de Indaiatuba, iniciado na segunda-feira (13) para os alunos da Rede Municipal no Bosque do Saber, fará uma apresentação especial aberta ao público hoje, quinta-feira (16), às 19h, na Tulha do Casarão Pau Preto. O show, com o cantor e compositor Eduardo Santhana e com o fotógrafo, escritor e poeta Antonio da Cunha Penna, visa resgatar a memória histórica de Indaiatuba por meio da música e poesia. Durante essa semana, quase 3 mil alunos da Rede Municipal estão prestigiando as apresentações. O projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. A entrada é gratuita.

Na abertura das apresentações, a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, marcou presença e destacou: “Ficamos felizes em receber os alunos no Bosque e sabemos que vocês também ficam contentes de começar o ano com coisas diferentes. É com muito orgulho que recebemos o Penna, que é uma pessoa importante para a história de Indaiatuba e o cantor Eduardo Santhana. Hoje vamos conhecer outras histórias da cidade e tenho certeza de que todos vão gostar”.

Serão contadas e cantadas histórias de Nabor Pires Camargo e de personagens populares da história de Indaiatuba, como Lourenço sem Chapéu, Romeu dos Bonecos, Ernesto Canivete, Nhá Rosinha Doceira, Nhá Bernarda e seu marido Joaquim Malgaço e Silvio Cuca, entre outros, com base no livro Tipos notáveis de popularidade, de Penna.

_DSC1298

O superintendente da Fundação Pró-Memória, Gustavo Nóbrega de Jesus e a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti com os artistas no momento da abertura da série de espetáculos, segunda-feira no Bosque do Saber.

De acordo com Eduardo Santhana, o objetivo é trazer de volta as memórias, permitindo que esta travessia possa apresentar ao público a cidade de Indaiatuba e suas personalidades. “Por meio de contos cantados queremos contribuir para a educação, nos ensinamentos, na formação e no encanto de brincar, encantar, fantasiar, criar e sorrir”, afirma. “As histórias remetem ao nosso passado e como chegamos aqui e, através destas, brincamos com os sentidos tanto do narrador como dos ouvintes, brincar e criar ao dizer e desdizer; os contos deixam no ar coisas muitas vezes indizíveis, que só através dos olhos da imaginação podemos traduzir”, completa. A junção das melodias de Eduardo Santhana com as poesias de Penna é a união perfeita de palavras e sons, trabalho imortal e atemporal que será apresentado para divulgar para o público de todas as idades a música brasileira e a literatura.

O projeto tem patrocínio das empresas Tuberfil, Tereos, Torcetex e Sumerbol e conta com apoio do Royal Palm Tower Indaiatuba e produção de Claudia Santana.

Eduardo Santhana

Músico, compositor e produtor cultural, Eduardo Santhana formou-se em Educação Artística com habilitação em música e também em violão clássico. Em 1983, começou a participar de festivais do interior, com premiações importantes em Ilha Solteira/SP, Encantado/RS, Santa Rosa/RS, Cascavel/PR, Tatuí/SP, Boa Esperança/MG e Alegre/ES, Americana/SP e Sorocaba/SP.

Santhana tem mais de 500 composições inéditas e suas composições foram gravadas por nomes ilustres da MPB, como Jane Duboc, Alaíde Costa, Ronnie Von, Lucinha Lins, Rafael Altério, Lucila Novaes, Dayse Cordeiro e Trovadores Urbanos (do qual faz parte), entre outros.

Possui quatro CDs gravados com seu parceiro Juca Novaes e cinco CDs e um DVD com os Trovadores Urbanos. Em 2008, lançou seu primeiro trabalho solo, Eduardo Santhana Voz & Pianos em CD e DVD. Neste trabalho, Eduardo Santhana convidou pianistas e intérpretes de primeiríssima grandeza, alguns já consagrados mundialmente, para acompanhá-lo e avalizá-lo. São eles Ivan Lins, José Miguel Wisnik, Hermeto Paschoal, Benjamim Taubkin, Jane Duboc, Simone Guimarães, Leila Pinheiro, João Carlos Martins, Laércio de Freitas, Mauricio Gaetani, João Donato, Amilton Godoy, Sueli Costa, Marcos Nimrichter e Olívia Hime.

Repertório

Moleque Nabor (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Ernesto Canivete (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Lourenço sem Chapéu (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Silvio Cuca (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Nhá Rosinha (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Romeu dos Bonecos (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Nhá Bernarda e Joaquim Malgaço (Eduardo Santhana e Antonio Penna)

Formação: Eduardo Santhana – Voz e Violão

Contação de histórias: Antonio da Cunha Penna.