Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Biblioteca de São Paulo celebra 14 anos com programação especial

São Paulo, por Kleber Patricio

A Biblioteca de São Paulo. Imagem: Daniel Ducci.

À medida em que a Biblioteca de São Paulo se prepara para comemorar seu aniversário, é importante reconhecer o seu papel como agente de mudança e como um ponto de referência e acolhimento para toda comunidade do entorno. “A biblioteca não é um repositório de livros, mas um farol que ilumina um futuro promissor para todos aqueles que buscam conhecimento e oportunidades. Essa é a função da BSP, ser um local de acolhimento e descobertas”, explica Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.

Um caso inspirador é o de Raul Westin, que frequenta a Biblioteca de São Paulo desde 2019. Após se aposentar e com mais tempo livre, decidiu explorar os centros culturais da cidade. Em uma de suas visitas, teve a oportunidade de conhecer a BSP e se encantou com a programação diversificada e gratuita. Raul ama ler e aprender coisas novas e com a biblioteca teve a oportunidade de ampliar ainda mais seus horizontes intelectuais. Foi por meio dos clubes de leitura que ele não apenas encontrou novos amigos, mas também conheceu a sua namorada. “A experiência na Biblioteca de São Paulo enriquece não apenas a vida intelectual, mas também tece laços significativos que ilustram como o acesso à cultura e ao conhecimento podem transformar positivamente a trajetória de uma pessoa. Esse é um dos vários exemplos que temos encontrado na biblioteca”, exemplifica Pierre. Na visão de Raul, “a vida é uma constante jornada de aprendizado, e aqueles que não exploram os recursos oferecidos pela biblioteca estão deixando passar a chance de descobrir um universo repleto de conhecimento, amizade e liberdade”.

Além das páginas: Uma programação à altura de seu legado

Como parte integrante desta celebração, a BSP preparou uma série de eventos para enaltecer a diversidade cultural e o compromisso de proporcionar experiências enriquecedoras para todas as idades. “Este é o nosso presente para você, nosso público que, ao longo desses 14 anos, tem sido a razão de nossa existência. Convidamos todos e todas a se unirem a nós nesse mês de celebração, aprendizado e confraternização. Juntos, escrevemos mais um capítulo marcante na história da Biblioteca de São Paulo”, finaliza Pierre.

Confira abaixo a programação:

ANIVERSÁRIO 14 ANOS BSP – Fevereiro

Dia 8 – Luau, das 13h às 14h, com equipe BSP | Atividade apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia. Com Equipe BSP. Não é necessária inscrição.

Arte Stencil | Oficina de Graffiti, das 14h às 16h, com Ricardo Tatoo | É tempo de festa na biblioteca! No mês em que comemoramos nosso aniversário de 14 anos, convidamos você a participar da criação de um painel temático a partir da arte stencil e do grafitti. Durante a atividade, os participantes poderão criar seu próprio molde stencil, fazer sua aplicação com tintas spray e aprender um pouco sobre a história e a prática desta técnica artística. A partir de 14 anos.

Dia 17 – Segundas Intenções, das 15h às 17h, com Mario Prata | O Segundas Intenções é um programa mensal da biblioteca que convida escritores, ilustradores, quadrinistas e demais figuras do universo literário para uma conversa instigante sobre carreira, processos criativos, peculiaridades da profissão e detalhes sobre obras já publicadas ou que ainda estão por vir. Mediação de Manuel da Costa Pinto.

Dia 24 – Lançamento de livro, das 16h às 18h | Ao longo de 2023, os participantes da primeira edição do Ateliê de Criação Literária puderam desenvolver suas habilidades de escrita em prosa e verso junto a escritores que são referências na literatura contemporânea brasileira. Para coroar o fim desse ciclo, a BSP promove o lançamento da antologia exclusiva “Azeytonas em Brasa: autores para degustar {vivos}” que reúne, a partir da curadoria de Olyveira Daemon, os melhores textos produzidos pelos “atelienses”. A festa contará, também, com uma intervenção artística do grupo Contadores de Mentira, que acontecerá no auditório da biblioteca, e com um show de jazz do Trio da Tica, na tenda externa.

Dia 28 – Intervenção Meus brinquedos e minhas brincadeiras, das 13h às 14h, com a Cia. Caixotes Viajantes | A intervenção reúne em seu roteiro algumas das vivências do caixeiro viajante Junio Alexandrino que fazem referência à sua região natal, o Nordeste. São experimentos que dialogam com a ludicidade da infância, trazendo olho no olho, afeto, cultura popular, história oral, encontro em roda, música popular, manuseio e construção de brinquedos.

Espetáculo “A Viagem lúdica”, das 14h às 15h, com a Cia. Malas Portam | O espetáculo musical cênico propõe brincar com a imaginação do público levando-o a uma viagem por meio do universo lúdico, narrando e cantando músicas autorais e ressignificando objetos do cotidiano e utilizando-os como instrumentos musicais e adereços cênicos.

Além de todas essas atividades especiais para celebrar os 14 anos da BSP, o mês está repleto de programações para todos os públicos, como a aula expositiva sobre Narrativas breves, que acontece no dia 15 de fevereiro, das 15h às 17h, com Joca Reiners Terron, e o curso de Ilustração de Poemas, nos dias 27 e 29 de fevereiro, das 13h às 17h, com Lúcia Hiratsuka. Conheça a programação completa da biblioteca aqui.

Um pouco mais sobre a Biblioteca de São Paulo

Localizada dentro do Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista, foi inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia. Atualmente, soma mais de 3,7 milhões de visitantes e tem por missão promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura, além de buscar transformar vidas com a leitura e o aprendizado.

A BSP atua, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitem o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional. Com entrada gratuita e programação diversificada, a biblioteca oferece também conteúdo em formatos variados, como livros físicos ou em braile, áudio livros, DVDs, jogos físicos e digitais (games), brinquedos, além de jornais e revistas para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A biblioteca conta com computadores e redes wireless, além de sala de games, ludoteca e auditório.

A BSP em números (jan/2023 – jan/2024):

Total de sócios ativos: 17.899

Total geral de acervo: 47.269

Total geral de aquisição (2011 a jan/2024): 30.921

Itens circulados (2011 a jan/2024): 1.102.275

Participações em ações culturais: 21.736

Total do uso dos computadores 2014 a dezembro 2023: 572.095 acessos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo)