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Associação Brasileira de Música Independente anuncia o lançamento do Play de Ouro na próxima edição do Rio Music Market

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Foto: EventBrite.

A Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) anuncia o lançamento do Play de Ouro, primeira certificação brasileira para artistas independentes a partir dos números nas plataformas digitais. Trata-se de uma atualização do antigo Disco de Ouro – que era distribuído de acordo com o número de vendas de discos físicos –, conferida a selos e artistas associados à ABMI.

São elegíveis ao Play de Ouro álbuns e singles lançados em plataformas de streaming de áudio e vídeo. De acordo com o número de downloads ou de reproduções, o artista pode receber a certificação em cinco categorias diferentes: prata, ouro, platina, safira e diamante.

Para Carlos Mills, presidente da Associação Brasileira de Música Independente, a certificação de performance dos artistas independentes nas plataformas digitais é uma necessidade antiga dos produtores: “Com ela, teremos uma padronização dos critérios de reconhecimento artístico e comercial dos independentes no digital. Estamos informalmente chamando esta ação de “disco de ouro repaginado”, afirma. “Existe uma quantidade enorme de artistas de nicho que alcançam números expressivos nas plataformas digitais e que passam desapercebidos do chamado grande público. Por outro lado, existem também grandes artistas muito populares que as pessoas não sabem que são artistas independentes. Esperamos, com o Play de Ouro, ajudar a trazer à luz tais informações.”

O lançamento oficial do Play de Ouro acontecerá na 10ª edição do Rio Music Market, evento virtual que vai reunir profissionais da música em palestras, debates, painéis e oportunidades de negócios, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. A festa de encerramento presencial será realizada no dia 3, no Teatro B32, em São Paulo, e contará com a entrega dos certificados a artistas convidados.

Ingressos para o Rio Music Market podem ser adquiridos aqui.

Sobre a ABMI

Fundada em 2002, a Associação Brasileira da Música Independente é uma entidade sem fins lucrativos que atua como a voz das empresas brasileiras no mercado fonográfico. Com o objetivo de promover maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada, sua missão é organizar, capacitar e desenvolver os produtores de conteúdo criativo musical, possibilitando melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo aprimoramento. A ABMI tem assento na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN, a ABMI participa ativamente da Merlin, que vem se revelando o mais importante articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo. A instituição é a maior e mais importante articuladora política do setor, tendo comandado o movimento de imunidade tributária da música brasileira através da PEC 123/2011, mais conhecida como a PEC da Música. Além disso, a ABMI trabalha para reduzir o déficit de inclusão digital de seus representados e para criar a estrutura necessária para recolher e administrar os novos direitos sobre licenças decorrentes de usos digitais para as gravadoras e artistas nacionais. Os benefícios da gestão coletiva da ABMI serão percebidos inicialmente por seus associados e, na sequência, estendidos ao setor como um todo, contribuindo assim para a sua organização, consolidação e fortalecimento comercial.

(Fonte: Atômica Lab)