Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Associação Brasileira de Cinematografia anuncia programação da Semana ABC 2022 na Cinemateca Brasileira

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Agência Brasil/EBC.

Este ano, a Semana ABC voltará ao formato presencial e ao local tradicional de sua realização, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, correalizadora do evento. A Semana ABC 2022 acontecerá entre os dias 25 e 28 de maio e trará na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, pós-produção, direção de arte e montagem.

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do cinema e do audiovisual as novas tendências de trabalho e gerar reflexões por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

A programação deste ano contará com 12 mesas presenciais e duas masterclasses online organizadas pela FELAFC (Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica), que serão ministradas pelo diretor de fotografia brasileiro Affonso Beato, ABC, ASC (dia 25 de maio) e pela diretora de fotografia peruana Micaela Cajahuaringa, DFP (dia 26 de maio).

Na Cinemateca Brasileira, o evento iniciará com uma abertura realizada pela presidente da ABC, Tide Borges, e pela diretora da Cinemateca, Maria Dora Mourão. Entre as mesas desta edição, estão “Cinema na Arte Contemporânea”, com a participação de Ana Vaz, Kátia Maciel e Lucas Bambozzi; “Inserção e Diversidade no Mercado Audiovisual”, com Daiane Rosário, Fernanda Ligabue, Fernando Lomba, Hellen Braga, Kujaesage Kaiabi e Marcia Vax e “O Cinema de Maryse Alberti”, mediada por Fernanda Tanaka, ABC, na qual a diretora de fotografia francesa, responsável por filmes como ‘O Lutador’, ‘A Visita’ e ‘Beleza Oculta’, conversará sobre sua trajetória profissional. A programação completa pode ser conferida no site da ABC (acesse aqui).

Além disso, durante a Semana ABC, haverá um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 10h às 19h30 no dia 25 e das 9h às 19h30 nos dias 26 e 27 de maio. Já confirmaram presença as seguintes empresas e instituições: Aputure, ARRI, Canon, Cineshop, Electrica, Hollywood Store, Ligth Motion, Locall, Marc Filmes, Monstercam, Nanlux, Next Move, Sindcine, Sony e Zeiss.

O evento é gratuito, aberto ao público e será necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um cadastramento que poderá ser feito antecipadamente no link que divulgaremos em breve ou direto na Cinemateca.

Prêmio ABC 2022 | Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 28 de maio, serão anunciados os 14 trabalhos ganhadores do Prêmio ABC 2022, quando serão prestigiadas as e os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2021.

Semana ABC no YouTube | Enquanto aguardamos o evento, no canal da ABC no YouTube é possível encontrar diversas playlists com as mesas e master classes que ocorreram na Semana ABC desde 2004. Estão disponíveis vários conteúdos sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da nossa cinematografia.

Sobre a ABC | A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 450 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira, patrocínio da ARRI, Canon e Monstercam e apoio da Aputure, Cinecidade, Cineshop, Electrica, Fábrica Brasileira de Imagens, Hollywood Store, Ligth Motion, Locall, Marc Films, Módulos, Nanlux, Next Move, O2 Pós, Sindcine, Sony, ZEISS e Zumbi Post.

Sobre a Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde janeiro de 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962 e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Serviço:

Semana ABC 2022

25 a 28 de maio, quarta-feira, a sábado

Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo (SP)

Evento gratuito.

(Fonte: Trombone Comunicação)