Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Artista plástico Miguel Gontijo expõe suas obras nos Estados Unidos

Belo Horizonte, por Kleber Patricio

Foto: Thiago Fernandes.

O artista plástico mineiro Miguel Gontijo está com as suas obras em exposição nos Estados Unidos, durante a Art Basel Week, na cidade de Miami – Florida, com curadoria de Jade Matarazzo e realização do Instituto João Ayres em parceria com a galeria The House of Arts.

A cidade de Miami se torna o centro do mundo da arte de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2022, hospedando mais de 20 feiras internacionais de arte, mais de 1.200 galerias, milhares de artistas e dezenas de milhares de amantes da arte.

A Art Basel Week Miami também inclui pop-ups, festivais, instalações, festas, exposições em museus, arte de rua, palestras, shows e muito mais. Esta galáxia de eventos é ancorada pelo principal festival de arte contemporânea na América do Norte e, sem dúvida, no mundo, Art Basel Miami Beach.

Foto: divulgação.

A exposição tem curadoria de Jade Matarazzo. Nascida em São Paulo e residindo em Miami há mais de 20 anos, a empreendedora artística e curadora cria projetos culturais e sociais usando a arte como ferramenta de identidade cultural. É fundadora da The House of Arts e de vários outros projetos internacionais, cofundadora da Expoart Japan, Expoart London e Ateliers Without Borders. O projeto integra a proposta do Instituto João Ayres de internacionalizar a arte e a cultura mineira.

Sobre o artista | Nascido em Santo Antônio do Monte (MG), Miguel Gontijo mora em Belo Horizonte. Ele iniciou seus estudos na Escola Guignard e, em 1978, formou-se em história pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte. É pós-graduado em arte e contemporaneidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui obras em várias entidades públicas no Brasil e exterior. Em 2011, Miguel ganhou o Prêmio Mário Pedrosa, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, na categoria linguagem contemporânea. Foi destaque do Ano no setor Artes Plásticas em colunas especializadas em 1977, 1978, 2000 e 2010.

Sobre The House of Arts | Fundada em 2010 e representando um conjunto de projetos dedicados a cultivar relações utilizando a arte como ferramenta de intercâmbio cultural e identidade comunitária. Sua jornada é um profundo compromisso com a construção de pontes, promovendo e criando projetos educacionais, oficinas, palestras de arte, mudança social e inclusão por meio de experiências culturais. Acredita em transcender todas as barreiras usando a arte como linguagem universal e denominador comum. Com mostras de arte e parcerias dentro dos EUA e no exterior, agora alcança diferentes partes do mundo, como Ásia, Europa, América do Sul e Latina, bem como o Caribe, envolvendo artistas locais e internacionais com diversos curadores e uma forte equipe sob a direção de Jade Matarazzo desde 2010.

Sobre o Instituto João Ayres

“Eu e Alfred”. Foto: divulgação.

O Instituto João Ayres (IJA) é uma associação sem fins lucrativos qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo Federal. Fundado em 2006, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o IJA busca em todos os seus projetos de difusão a formação de plateia democratizando o acesso e promovendo a conscientização e valorização da produção artística de grupos e artistas locais.

O Instituto João Ayres atua em distintas frentes: assessoramento, elaboração, concepção, formatação, planejamento, captação de recursos, gestão, produção e prestação de contas de projetos culturais, sociais, esportivos, educacionais e turísticos.

Serviço:

Miguel Gontijo na Art Basel Week Miami

Data: Inauguração 28/11/2022

Horário: a partir das 17h

Entrada: gratuita

Realização: The House of Arts & Instituto João Ayres

Produção Brasil: Luiz Alberto de Filippo e Airam Resende Boa Morte.

(Fonte: Grupo Balo)