Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Arte Palavra Alimento: a relação do homem e a obtenção dos alimentos contada em cinema 360°

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Até o dia 13 de agosto, o Parque Dom Pedro Shopping (Alameda Parque D. Pedro), em Campinas, recebe o Arte Palavra Alimento, um projeto que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Por meio de projeções realizadas em três domos, o VJ Spetto, o VJ Zaz e o VJ Ortega contam de maneira inédita a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos.

O projeto tem como objetivo fazer o público se sentir parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos a.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício. “É uma grande oportunidade para nós podermos participar de iniciativas culturais, especialmente de projetos como o Arte Palavra Alimento, que além de ter uma abordagem inovadora, destaca os desafios da segurança alimentar. O conteúdo transmite a mensagem de esperança no futuro, mas com atenção voltada para a necessidade de mudança de hábitos agora”, explica Pablo Casabianca, diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.

Cinema 360°

As projeções acontecem em três grandes domos geodésicos que são cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos 360°. Os visitantes percorrem esses domos, que promovem a sensação de que o espectador está literalmente dentro da projeção. “É uma técnica diferente. Temos que respeitar o espaço e o tempo. É uma evolução na comunicação; nesse caso, utilizada como forma de ensino, é o que chamamos de Edutenimento, uma maneira de ensinar por meio do entretenimento”, ressalta o VJ Spetto.

No primeiro domo os visitantes vão passar por uma projeção mapeada intitulada Palavra, som da vida. O segundo e o terceiro domo apresentam projeções fulldome e trazem a temática O Alimento e o tempo e Nós e o amanhã.

Fome no Brasil

O Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos do mundo e bateu recordes de produção agrícola em 2015. Em 2013, 52 milhões de brasileiros tiveram algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Apesar do número ser alto, ele está em queda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), entre 2009 e 2013, a quantidade de casas com insegurança alimentar caiu de 30,2% para 22,6%. No entanto, cerca de 7 milhões de pessoas ainda passam fome.

Hoje 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo e 15% são desperdiçadas na América Latina. 24% da produção mundial são perdidos ao longo do processo, sendo 24% em produção, 24% em manuseio e armazenamento, 5% em processamento e embalagem, 12% em distribuição e mercado e 35% em consumo – essa comida desperdiçada poderia alimentar 28,5% da humanidade.

A ideia é proporcionar programação cultural gratuita aliada à educação e entretenimento, colaborando para a construção pessoal e cultural dos visitantes. “Queremos motivar uma mudança de atitude passando uma mensagem para reflexão crítica e educativa por meio de novas mídias e tecnologias”, ressalta o produtor cultural da produtora Incentivar, Léo Scopin.

A visitação é gratuita e o patrocínio é da empresa Syngenta. A realização é da produtora cultural Incentivar por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Parque D. Pedro Shopping é um dos apoiadores do projeto.

Serviço:

Arte Palavra Alimento – Uma viagem no tempo em fulldome

Data: até 13 de agosto

Local: Parque D. Pedro Shopping – Alameda Parque D. Pedro

Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra

Horários

Segunda a sexta-feira: das 14h às 22h

Sábados: das 10h às 22h

Domingos: das 12h às 20h

Classificação etária: livre

Entrada gratuita

Ficha técnica

Realização: Incentivar Projetos | Grupo Komedi

Produção executiva: Léo Scopin

Patrocínio: Syngenta

Direção artística, produção e execução:  United VJs

Roteiros: United VJs, Maurício Adachi, Eduardo Saretta e Thais Milagres

Apoio: Parque D. Pedro Shopping

Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.