Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alunos do Instituto Anelo participam de disco que celebra os 40 anos de carreira dos Titãs

Campinas, por Kleber Patricio

Alunos do Coro Infantil e professores Julia Toledo e Silas de Araujo. Foto: Marlon Rissatto.

Doze alunos do Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que há 22 anos oferece aulas gratuitas de música na periferia de Campinas (SP), participaram da gravação de “Apocalipse Só”, uma das 14 canções que fazem parte do disco Olho Furta-Cor, que comemora os 40 anos de carreira da banda Titãs. O álbum foi lançado na sexta-feira, 2 de setembro, nas principais plataformas digitais.

Bryan Roberto Lima, Iara Vieira Lopes, João Pedro Brasil de Souza, Laura Lima, Laura Martins, Luiza Conceição, Maria Eduarda Soares Frez, Maria Luíza Macedo, Miguel Henrique Teixeira Gomes, Samira Torres Kosasqui, Suelen Torres Kosasqui e Tom Damas Mendes fazem parte do Coro Infantil do Instituto Anelo.

Eles foram preparados pelos professores Júlia de Toledo Piza Furlan e Silas Marques de Araújo, respectivamente regente e pianista correpetidor dos coros do Anelo, e ensaiaram quatro vezes antes da gravação, realizada no dia 29 de julho, no estúdio do Instituto. A captação de som foi feita por Deivyson Fernandes e Rômulo Oliveira, com assistência de Felipe Gomes. Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto e parte da equipe de produção de Olho Furta-Cor acompanharam tudo pessoalmente.

Para Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, a participação de alunos do Coro Infantil nesse disco que celebra os 40 anos dos Titãs simboliza a representatividade do Jardim Florence, do distrito do Campo Grande e da cidade de Campinas. “Mostra que com cultura, arte e educação a gente aproxima as pessoas”.

Parceria

A parceria entre o Instituto Anelo e os Titãs começou em dezembro de 2018, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, quando o grupo cedeu à instituição campineira os direitos autorais da versão remix da canção Epitáfio, produzida pelo DJ Alok, Bhaskar e Adriano Machado.

Essa parceria extrapolou a questão financeira e passou a compreender, também, a parte artística, com destaque para a participação de cinco músicos do Anelo na live que a banda realizou em 26 de junho de 2020, e para a regravação do clássico “Comida”, feita pela Orquestra Anelo de forma remota, durante a pandemia da Covid-19, com Branco, Tony e Britto nos vocais, juntamente com integrantes dos coros do Instituto.

“A gente tem muito orgulho dessa parceria”, afirma Branco Mello. “O trabalho feito pelo Instituto Anelo é maravilhoso. Tem gente de todas as idades fazendo música de todos os tipos”, diz Tony Bellotto. “O Anelo representa pra gente a esperança numa sociedade complicada, difícil e cheia de problemas. É uma ilha de excelência”, completa Sérgio Britto.

O Instituto Anelo

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é um projeto intergeracional que já atendeu, ao longo de 22 anos de atividades, mais de 10 mil alunos em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição.

Atualmente, o Anelo trabalha com os seguintes projetos:

– Brincando com os Sons – Iniciação musical para crianças a partir de 5 anos;

– Instrumentos Orquestrais – Ensino de violino, sopros de madeira e de metais, para crianças, adolescentes e jovens a partir de 8 anos;

– Instrumentos Diversos – Ensino de instrumentos de cordas dedilhadas, percussivos e de teclas a crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos;

– Práticas Musicais Coletivas – Compreende os coros Infantil, Juvenil e Adulto, Grupo de Sanfona, de Violão e de Percussão e

– Práticas de Conjunto – Práticas de Banda e Orquestra Iniciante com a participação de alunos (adolescentes, jovens e adultos) de diferentes instrumentos.

Além disso, tem a própria big band, a Orquestra Anelo, e conta com grupos artísticos formados por professores e colaboradores do projeto que representam a instituição em eventos e festivais.

Mais informações sobre o Instituto Anelo: anelo.org.br.

Redes sociais: facebook.com/institutoanelo | Instagram: @institutoanelo | YouTube: Instituto Anelo Oficial | Twitter: @AneloInstituto | LinkedIn: Instituto Anelo.

(Fonte: Lalá Ruiz | Assessoria de Imprensa Instituto Anelo)