Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alunos de Piracicaba do Projeto Guri recebem workshow do projeto “Vento em Madeira – Universidades”

Piracicaba, por Kleber Patricio

Grupo Vento em Madeira após evento em São Carlos. Foto: Divulgação|Projeto Guri.

Grupo Vento em Madeira após evento em São Carlos. Foto: Divulgação|Projeto Guri.

 

 

 

 

Os alunos do Polo Piracicaba do Projeto Guri recebem o workshow do quinteto Vento em Madeira, no dia 15 de fevereiro, às 14h, no Armazém da Cultura. A atividade didática e gratuita que será realizada com os Guris é extensiva a todos os interessados no estudo da música.

Formado pelos nomes consagrados da cena instrumental brasileira Léa Freire (flauta), Tiago Costa (piano), Teco Cardoso (flauta e saxofone), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria), o quinteto apresenta o programa Vento em Madeira – Universidades, que tem como objetivo divulgar a música autoral instrumental e investir na formação de público. “Queremos ir aonde existem alunos de música, que são o nosso público ideal, para mostrarmos a outra possibilidade musical que o Vento em Madeira faz”, disse a flautista Léa Freire. Através do contato com Ari Colares, percussionista e gerente artístico do Projeto Guri, o grupo agendou visitas no interior e litoral do estado.

A primeira parte do trabalho consiste na rápida abordagem sobre o processo de composição, elaboração de arranjos, linguagem estética de improviso, posicionamento de palco, passagem de som e especificidades de cada instrumento. Na segunda parte, o quinteto apresenta músicas dos dois CDs, Vento em Madeira e Brasiliana. Também há um momento de bate-papo entre a plateia e os músicos.  A parceria para esse evento começou no Guri em 2016, dias 9 e 29 de novembro, em Jundiaí e São Carlos, respectivamente.

Vento em Madeira – Universidades

Quando: 15/2 – quarta-feira

Horário: às 14h

Local: Armazém da Cultura – Estação Paulista – Polo Piracicaba

Endereço: Av. Dr. Paulo De Moraes, 1682, Paulista – Piracicaba/SP

A atividade didática e gratuita que será realizada com os Guris é extensiva a todos os interessados no estudo da música.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, Sabesp, Sky, CTG, SEM, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, Valgroup, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Alunos do Projeto Guri. Foto: Gustavo Morita.

Alunos do Projeto Guri. Foto: Gustavo Morita.

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.