Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Academia Brasileira de Letras lança versão modernizada de sua centenária revista

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

A Revista Brasileira, publicação centenária da Academia Brasileira de Letras, passou por modernização e novo formato e foi lançada no dia 1º de junho na Livraria da Travessa. Sob a direção da escritora, jornalista e acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, a publicação traz a colaboração de grandes nomes da cultura nacional no processo que busca torna-la mais contemporânea. O novo visual gráfico ficou a cargo do designer Felipe Taborda e a primeira edição deverá estar disponível nas livrarias do país na segunda quinzena de junho.

Cada edição, sendo quatro por ano, deverá ter como ponto focal um assunto crítico da realidade brasileira. Na edição de estreia do novo formato, o tema escolhido é a Amazônia, e trará texto e imagens de Sebastião Salgado. Colaboram também nessa cobertura João Moreira Salles, Eduardo Gianetti, Izabella Teixeira, Marcio Souza, Paulo Nunes, Ricardo Piquet e equipe do Museu do Amanhã.

A revista pretende, ainda, reforçar tudo aquilo que a Academia Brasileira de Letras oferece para o público. Para isso, traz a seção ‘ABL: Portas Abertas’, que nesta primeira edição tem textos de Cacá Diegues, Fernanda Montenegro, Joaquim Falcão, Arno Wehling e José Murilo de Carvalho. “Nós enxergamos a ABL como um centro importante de resistência à destruição da cultura. Por isso, queremos trazer para a revista, que é nosso principal canal de comunicação, não só nossos acadêmicos, como nomes importantes da cultura nacional. E ir além, atingindo novos públicos para somarem nesta missão”, diz Rosiska.

A revista traz também as editorias Poesia Cantada, Ficções, Ciência e Movimentos Culturais. Entre os colaboradores desta primeira edição, estão também Gilberto Gil, Antonio Cícero, Regina Zappa, Paulo Coelho, Ignácio Loyola Brandão, Paulo Niemeyer, José Miguel Wisnik, Antonio Carlos Zecchin, Nélida Pinon, JJ Camargo, Luiz Alberto Oliveira e José Luiz Alqueres.

(Fonte: FSB Comunicação)