Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Abertas inscrições para oficinas gratuitas “O Grafismo e a Arte Marajoara” em Sumaré

Sumaré, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

Estão abertas as inscrições para mais uma oficina gratuita O Grafismo e a Arte Marajoara em Sumaré, projeto de artes que busca divulgar conhecimentos sobre a cultura marajoara, evidenciada pelo uso do grafismo. As oficinas acontecem no Salão Paroquial do Jardim Denadai às segundas e quartas-feiras, em 10 encontros, que se iniciam no dia 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto ou no próprio local.

A arte marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial (de 400 a 1400 d.C.). Buscando manter essa tradição milenar viva, o projeto vai trazer aos participantes uma oficina de artes plásticas que ensina os princípios do grafismo e suas mais diversas aplicações, em 10 encontros onde os alunos aprenderão a transformar materiais naturais em peças artísticas.

Cada encontro abordará um tema diferente, passando pelo conteúdo teórico, desenho, vivência de aromaterapia com óleos naturais, pintura sobre suportes naturais com a utilização de tintas naturais, vegetais e minerais, tingimento de fios e tecidos naturais, pintura corporal, vivência de danças típicas, bordado, cerâmica e tecelagem. Ao final da oficina haverá também uma exposição das obras e artigos produzidos pelos alunos durante as aulas, bem como uma roda de conversa sobre as experiências vivenciadas e entrega de certificados.

As oficinas têm o objetivo de divulgar a cultura marajoara visual, ao mesmo tempo em que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Incentivo à Cultura (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré e tem patrocínio da Honda.

Serviço – As oficinas do projeto O Grafismo e a Arte Marajoara serão realizadas às segundas e quartas-feiras, em 10 encontros, com início em 23 de outubro, das 19h às 22h, no Salão Paroquial do Jardim Denadai (Rua Paulo Conrado de Lima, 23, Jardim Denadai). Para participar, é preciso se inscrever pelo site (http://www.artemarajoara.3sprojetos.com.br/inscricoes/) ou no próprio local. As inscrições e oficinas são totalmente gratuitas, não sendo necessário pagamento de materiais nem taxas.