Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

7º SESC Circo promete muitas risadas para crianças, adultos e idosos

Camaquã, por Kleber Patricio

“Concerto em Ri Maior”. Foto: Nilton Russo.

Com uma extensa e diversa programação, o 7º SESC Circo promete muitas risadas para crianças, adultos e idosos. E, não apenas em português, mas também em espanhol. Palhaços populares há 40 e 25 anos, respectivamente, Chacovachi e Maki Fanchulini, artistas argentinos, estarão no festival e têm altas expectativas para o encontro com os camaquenses. “O público brasileiro é maravilhoso, muito divertido e pode esperar de nós muitas gargalhadas, pois sem risada, não há palhaço”, comenta Chacovachi.

O casal é organizador das convenções argentinas de palhaços e artistas circenses, que ocorrem há 22 anos, e trarão para o SESC Circo os espetáculos “Metro e Meio” e “Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida” no dia 15 de novembro; e “Fritos e Refritos”, no dia 16. Todos são de classificação livre e acontecerão no largo da lona atrás do SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, nº 1). Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados antecipadamente na Unidade ou pelo site www.ingressorapido.com.br/event/34936-1/b/.

Palhaços de provocação, Chacovachi e Maku circulam o mundo com sua arte e defendem que um dos maiores privilégios dos artistas são as relações humanas. “Nossas viagens constróem a bagagem de visão de mundo que atravessa nossos espetáculos e nos aproxima ainda mais do público”, enfatiza Chacovachi. Além da palhaçaria, o 7º SESC Circo, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaquã, que acontecerá de 15 a 20 de novembro, apresentará outras linguagens circenses como o malabarismo, a mágica e a acrobacia. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.

“Circo do só Eu”. Foto: Claudio Chena.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/SESC/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do SESC e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Espetáculos dos palhaços argentinos Chacovachi e Maku Fanchulini no 7º SESC Circo

Metro e Meio | Maku Fanchulini (ARG)

Um espetáculo baseado na ação física e na comunicação cômica com o público de uma maneira ativa, leve e casual. Maku se comunica quase sem palavras, criando assim uma linguagem universal. Os momentos técnicos e altamente delirantes acontecem de forma dinâmica durante a apresentação e fazem parte de um universo cheio de equilíbrios excêntricos, provocação e ternura, que levam a um final literalmente explosivo.

Ficha Técnica:

Atuação: Maku Fanchulini

Direção: Chacovachi

Data: 15/11 (terça-feira)

Horário: 17h30

Local: Largo da lona – SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01)

Classificação etária: Livre

Duração: 50 minutos.

Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar a sua vida | Chacovachi (ARG)

Em um mundo cheio de contrastes, inocência, sarcasmo, conformismo e rebeldia, este palhaço é um verdadeiro vingador temido pelos adultos. Não é tonto, nem ingênuo, nem tampouco fácil de digerir. Os malabares, a magia, os equilíbrios e a globologia são as desculpas; Deus, a política, a morte, as drogas, o poder, a falsa modéstia, o amor, os ideais e o conformismo são as razões para rir. Sua missão neste mundo é acordar as almas desprevenidas. É um espetáculo que emociona, transforma e arde. Cheio de risos, sorrisos e gargalhadas mostra um palhaço autêntico, rompendo com todos os códigos tradicionais clownescos, na sua luta por entreter sem idiotizar, sobrevivendo a esta tentativa.

Ficha Técnica:

Direção, criação e atuação: Chacovachi

Data: 15/11 (terça-feira)

Horário: 18h30

Local: Largo da lona – SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01)

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos.

Fritos e Refritos | Maku Fanchulini e Chacovachi (ARG)

Referência em arte cômica na América Latina, o bufão argentino Chacovachi leva seu humor ácido e rebelde às ruas, festivais e picadeiros do mundo todo desde a década de 80. Neste espetáculo, em parceria com a conterrânea Maku Fanchulini, recentemente ganhadora do prêmio do júri e público como a melhor palhaça doII Encuentro Internacional de Palhaças Da Gran Canaria, na Espanha. A dupla realiza números em que nunca se sabe de antemão o que acontecerá: a cada performance, eles adaptam o conteúdo ao clima e à plateia. Numa espécie de “cabaré de clássicos próprios”, “Fritos Refritos” reflete de maneira bem-humorada sobre o papel desses personagens farsescos e os absurdos da vida cotidiana.

Ficha Técnica:

Concepção e atuação: Maku Fanchulini e Chacovachi

Data: 16/11 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Largo da lona – SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01)

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos.

Sobre o 7º SESC Circo | Data: 15 a 20 de novembro, em Camaquã

Com artistas e grupos de diversas partes do Brasil e do mundo, o SESC Circo é um festival que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura.

Além da lona que concentrará boa parte das apresentações, nos fundos do SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), os grupos passam também pelo Teatro do SESC Camaquã e por escolas públicas e particulares do município, levando a diversão e a magia do circo para pessoas de todas as idades.

Ingressos: gratuitos, devem ser retirados antecipadamente no SESC Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, nº 1), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h ou, aos sábados, das 8h às 12h, on-line, no link www.ingressorapido.com.br/event/34936-1/b/.

Solidariedade: Nos locais de apresentações, serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis para o programa Mesa Brasil SESC.

Site: www.sesc-rs.com.br/sesccirco.

(Fonte: Moglia Comunicação)