Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

25ª edição do Maio Musical homenageia músico indaiatubano Moacyr Martins

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A secretária de Cultura, Erika Novachi e o prefeito Nilson Gaspar. Foto: Giuliano Miranda.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB) e a secretária de Cultura, Érika Hayashi Kikuti, reuniram a imprensa na sala de reuniões do Gabinete na tarde de terça-feira (18) para anunciar a programação do 25º Maio Musical. Para comemorar os 25 anos do festival, foram selecionados dois grandes sucessos de público ao longo desse tempo. Guilherme Arantes 40 anos e 14 Bis 35 anos, são dois shows comemorativos também da trajetória desses artistas já consagrados dentro da Música Popular Brasileira e para esses shows específicos haverá troca de ingressos na terça-feira (25), confira abaixo.

O Maio Musical de 2017 terá, ao todo, 17 shows gratuitos – sendo nove representados por artistas locais. Este ano, o evento fará uma homenagem viva ao chorão Moacyr Martins. O Cine Topázio, mais uma vez, apoia o festival exibindo filmes com sessões gratuitas para a população.

A abertura, no dia 1º de maio, será com o cantor Guilherme Arantes, às 19h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à educação de Indaiatuba (Ciaei), onde se apresenta também no dia 7, às 19h, o 14 Bis. Somente para estas duas apresentações será necessário retirar antecipadamente os convites na terça-feira (25), no Centro de Convenções Aydil Bonachela, a partir das 8h. Esse ano as duas filas serão simultâneas. Cada ingresso deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica tamanho G ou GG (limitado a dois convites por pessoa). O horário de funcionamento do Centro de Convenções é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os produtos doados serão revertidos para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol). Informações: (19) 3894-1867.

Confira abaixo a agenda do Maio Musical:

Homenagem ao músico Moacyr Martins

O compositor Nabor Pires de Camargo é um ícone da música indaiatubana, mas ele não está sozinho nesse pódio: o chorão Moacyr Martins também merece ser cultuado pelo incrível trabalho que vem desenvolvendo, preservando a linhagem do choro e formando músicos que, ao longo dos anos, estão mantendo vivas as raízes da autêntica música popular brasileira. Por isso, o 25º Maio Musical presta essa homenagem a ele, estabelecendo uma programação que faz a ponte entre o passado – representado pelo choro – e o presente, com uma diversidade de jovens que passeiam com desenvoltura tanto pela música popular quanto pela erudita.

Guilherme Arantes em foto da galeria de seu site oficial.

Dia 1º: GUILHERME ARANTES 40 ANOS DE CARREIRA

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 19h

Guilherme Arantes completou 40 anos de carreira em 2016 e para comemorar essa data tão especial traz um show onde mostra porquê é um compositor aclamado pela crítica e público. Com mais de 25 temas de novelas e mais de 20 álbuns lançados, o artista apresenta nesse show suas criações em um clima intimista.

Cada convite deverá ser trocado por 1 pacote de fralda geriátrica (máximo de 2 convites por pessoa).

Dia 4: TRIBUTO A VILLA-LOBOS com Laura Duarte e Duo Zani Dutra (Indaiatuba)

Músico convidado: Daniel Gonçalves (piano)

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 20h

A soprano Laura Duarte e o Duo Zani Dutra juntam-se nesse concerto inédito em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que completaria 130 anos de nascimento em 5 de março de 2017. Além do compositor, serão executadas também obras de outros compositores brasileiros e europeus. Laura Duarte também contará com o acompanhamento do pianista Daniel Gonçalves.

Dia 5: ROCK IN PAUTA IN CONCERT (Indaiatuba)

Músicos: Elison Nunes (guitarra), Everton Nunes (piano/teclado), Gera Fernandes (vocal),

Dijalma David (baixo) e Glauco Bersonette (bateria)

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 20h

A Banda Rock in Pauta surgiu em 2010, formada pelos integrantes Elison Nunes (Guitarra), Everton Nunes (Piano), Gera Fernandes (Vocal), Dijalma David (Baixo) e Glauco Bersonette (Bateria). O projeto tem como proposta trazer ao público o melhor do rock internacional das décadas de 70, 80 e 90. Para a apresentação dessa noite a banda promete levar o público em uma grande viagem com alguns dos melhores hits do classic rock internacional.

A Orquestra Jovem do Estado. Crédito da foto: Heloisa Bortz.

Dia 6: ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

Regente convidado:  Michal Klauza

Violino: Agata Szymczewska

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter Claudio Cruz como regente titular e diretor musical, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade. Hoje, apresenta uma marcante identidade sonora e sua forte coesão interna permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim, além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a Sinfonia Fantástica.

Dia 7: 14 BIS – 35 Anos

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 19h

Eles estão há mais de três décadas na sua vida, numa trajetória caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel. E estão comemorando nos palcos, com a nova turnê, 14 Bis – 35 Anos, que reúne os clássicos da carreira do grupo mineiro, assim como outros sucessos da música nacional e internacional, surpresas escolhidas a partir de coisas que ouviram nesses 35 anos, com um pé até na modernidade, podendo ir dos Beatles a Renato Russo. É um novo 14 Bis que está no ar, mas sem deixar, é claro, sua característica sonoridade, uma mistura única de rock com Clube da Esquina, música clássica, progressivo, do country norte-americano ao regional brasileiro. Cada convite deverá ser trocado por 1 pacote de fralda geriátrica (máximo de 2 convites por pessoa).

Mulheres em Acordes. Foto: Fábio Alexandre.

Dia 11: 10 ANOS DE CANÇÕES, CAFÉ E COMPANHIA com Mulheres em Acordes (Indaiatuba)

Direção musical: Sonia di Morais

Arranjos vocais: Sonia di Morais

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 20h

Assim o grupo se reúne para comemorar amizade e parceria, envolvidas sempre por belas canções da música brasileira e arranjadas harmoniosamente para quatro vozes.

Dia 12: DO CHIQUE AO ÚRTIMO com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Direção musical: Rui Torneze

Regência: Maestro Rui Torneze

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

“Existem dois tipos de música: a boa e a ruim.” (Tião Carreiro, Sivuca e outros grandes músicos)

Um brinde musical ao bom gosto, esmero, técnica e emoção. Esse é o resumo do show Do Chique ao Úrtimo” onde a música boa, seja ela erudita, do outro lado do mundo ou a nossa música de raiz, será interpretada por uma orquestra de viola caipira verdadeiramente “orquestra” , com seus naipes distintos  em arranjos bem elaborados, entre peças instrumentais e cantadas. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira – OPVC, que completará em outubro próximo 20 anos de andanças por palcos nacionais e estrangeiros, tem “bala na agulha” para garantir a alma lavada a quem vier assistir esse espetáculo.

Dias 13 e 14: VIRADA CULTURAL PAULISTA

Dia 18: De 5 em 5 a 1000 estamos com Diogo Peixoto (Indaiatuba)

Direção Musical: Diogo Peixoto e Viktor de Lima

Convidados: Eloá Gonçalves e Priscila Akemi

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

O show comemora os 15 anos de carreira do artista Diogo Peixoto, que iniciou sua carreira musical ao se mudar para a cidade de Indaiatuba (há 15 anos). O show irá celebrar a longevidade do evento e a carreira do artista, que tem participação ativa na vida cultural da cidade. O repertório contará com músicas do próprio artista compostas em diversos momentos de sua carreira, muitas delas já premiadas em festivais da cidade e também de outros festivais importantes do país. Além disso, o show também contará com releituras de músicas de outros artistas que foram representativas ao longo de sua carreira. De 5 em 5 a 1000 estamos é acima de tudo uma celebração e a manifestação de um desejo: que se de 5 em 5 anos cá estamos, “a 1000 estamos” trabalhando, compondo, sonhando, fazendo arte pra que possamos ter mais 5 anos de muita música, e depois mais 5, e mais 5, e mais 5, e que assim seja .

Dia 19: CANCIONEIRO POPULAR DA BAHIA com o Coral Cidade de Indaiatuba (Indaiatuba)

Regente: Áurea Ambiel

Direção Musical: Áurea Ambiel

Pianista: Maria de Fátima Ambiel (piano)

Horário: 20h

Local: Câmara Municipal de Indaiatuba

Dorival Caymmi (1914-2008), compositor baiano de inúmeros talentos, deixou-nos um legado de canções inspiradas, principalmente, no cotidiano de seu povo – de homens que têm suas vidas atreladas ao mar. Com o objetivo de resgatar a importante contribuição do artista baiano, o Coral Cidade de Indaiatuba da Secretaria de Cultura interpretará algumas de suas canções.

A Banda Sinfônica Jovem do Estado. Foto: Adriana Elias.

Dia 20: BANDA SINFÔNICA JOVEM DO ESTADO

Regente: Mônica Giardini

Eufônio: Bastien Baumet

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, faz parte dos grupos de formação e difusão artística da Emesp Tom Jobim e equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos. Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular.

Sua diversidade sonora, que transita entre o tradicional e o contemporâneo, é exemplo de sucesso de público em cada palco em que se apresenta, tanto na cidade de São Paulo quanto no interior do Estado. Além da convivência com renomados músicos brasileiros, a Sinfônica Jovem possibilita intercâmbio internacional aos bolsistas, que têm a oportunidade de conhecer, aprender e dividir o palco com maestros e solistas de outros países.

Dia 21: CLÁSSICOS com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Indaiatuba)

Regente: Paulo de Paula

Direção Musical: Paulo de Paula

Horário: 18h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Nesse concerto, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta em seu repertório grandes clássicos da música erudita. Obras famosas, que mesmo sendo compostas há mais de 200 anos, ainda resistem ao tempo pela sua grandiosidade e genialidade de seus compositores. Além do belíssimo programa, o público ainda vai poder sentir um pouco da sensação de estar no palco, dentro da orquestra, como se fosse um músico. É uma nova experiência sensorial onde é possível captar nuances, ouvir de perto cada naipe da orquestra e ver de frente tudo que o maestro faz para que cada músico execute a sua função de maneira impecável.

A Corporação Musical Villa-Lobos. Foto: Eliandro Figueira.

Dia 25: BOLERO E OUTRAS DANÇAS com a Corporação Musical Villa-Lobos (Indaiatuba)

Regente: Samuel Nascimento de Lima e Tiago Morandi Roscani

Direção Musical: Samuel Nascimento de Lima

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

A Corporação Musical Villa-Lobos é, hoje, uma orquestra de sopros e por isso está ficando conhecida como uma Banda Sinfônica, o que representa um estágio de evolução em relação às suas origens de banda de coreto. Para o 25º Maio Musical, ela apresentará um recital com um repertório que privilegia músicas feitas para coréografos se deliciarem. O destaque fica para a estreia de Bolero, de Ravel, que Maurice Béjart transformou num grande espetáculo de dança. Outras peças do programa: Candide, de Leonard Berstein, Danzon número 2, de Arturo Márques e Dança do Sabre, de Aran Kachaturian.

Dia 26: ENTRE TEMPOS com Bia Packer, Mariana Ávila e Stefany Ueda (Indaiatuba)

Arranjos e Direção Musical: Viktor de Lima

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

O show Entre Tempos será um passeio entre gerações, expressando o que a música simboliza para cada uma. Entre referências musicais e compositores, oferecemos um repertório diferenciado. Entre artistas, podemos citar Billy Joel, Beatles, Tiê, Anavitória, Adele e Rita Lee.

Dia 27: UMA SAUDAÇÃO A WHITNEY HOUSTON com VANESSA JACKSON

Direção musical: Max Fontoura

Direção geral: Rafael Mello

Coreógrafo: Nathan Coder

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

A cantora Whitney Houston será homenageada neste show interpretado por Vanessa Jackson. “É muita emoção porque o repertório de Houston é sublime, clássicos prazerosos de se ouvir”. Sucessos como I Will Always Love You, Run to You, I Have Nothing, Saving All My Love for You, as dançantes I Am Every Woman e I Wanna Dance with Somebody estão garantidos no repertório. Vanessa ficou conhecida nacionalmente após vencer a primeira edição do reality show Fama, exibido pela TV Globo em 2002.

Dia 28: 30 ANOS DE HISTÓRIA REGADA A CHORO com o Grupo de Choro Moacyr Martins (Indaiatuba)

DIREÇÃO Musical: Professor Moacyr Martins

Músico convidado: Weber Marelli (sax/flauta)

Horário: 18h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Encabeçado pelo violonista e professor Moacyr Martins, que tem mais de 50 anos de carreira,  o grupo de choro que leva seu nome e que está comemorando 30 anos de história irá apresentar um show recheado de sucessos clássicos do estilo compostos por grandes nomes, dentre eles, Jacó do Bandolim, Ernesto Nazareth, Cachimbinho e Pixinguinha. O grupo de choro Moacyr Martins trará em sua formação flauta, sax, 2 bandolins, cavaco de centro, Violões de 6 e 7 cordas e percussão.

CINE TOPÁZIO

O cine topázio mais uma vez estará apoiando o Maio Musical com exibição gratuita dos seguintes filmes:

08/05 (segunda – Polo Shopping)

15h: Elis

19h: Waiting for B.

09/05 (terça – Shopping Jaraguá)

15h: Sinfonia da Necrópole

19h: Memória em Verde e Rosa

15/05 (segunda – Polo Shopping)

15h: Argentina

19h: O Ídolo

16/05 (terça – Shopping Jaraguá)

15h: Waiting for B.

19h: Elis

22/05 (segunda – Polo Shopping)

15h: Memória em Verde e Rosa

19h: Sinfonia da Necrópole

23/05 (terça – Shopping Jaraguá)

15h: O Ídolo

19h: Argentina.

Serviço:

Para as apresentações de Guilherme Arantes e 14 Bis será necessário retirar antecipadamente os convites no dia 25 de abril, no Centro de Convenções Aydil Bonachela, às 8h. Esse ano as duas filas serão simultâneas. Cada ingresso deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica tamanho G ou GG, limitado a dois convites por pessoa. O horário de funcionamento do Centro de Convenções é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Câmara Municipal de Indaiatuba –  R. Humaitá, 1167 – Centro

Ciaei (Sala Acrísio de Camargo) – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina

Convenções Aydil Pinesi Bonachela –  R. das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Cines Topázio:

Polo Shopping: Alameda Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical

Shopping Jaraguá: R. XV de novembro, 1200 – Centro.