Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espaço Estrada recebe workshop “Efeito HQ – Os Quadrinhos na Educação”

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Benedito Nicolau.

Acontece no próximo dia 14 de abril, das 9 às 12h, no Espaço Estrada, em Indaiatuba, o workshop Efeito HQ – Os Quadrinhos na Educação. A palestra será ministrada pela Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e escritora Sonia Bibe Luyten e pelo jornalista e cartunista José Alberto Lovreto – o Jal.

O evento, realizado pelo Estúdio EMT, é destinado a professores, educadores, estudantes e profissionais da área, que receberão dos palestrantes informações sobre o Projeto Efeito HQ, que consiste no ensino das Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar.

Para se inscrever no workshop, os interessados devem entrar no site www.hqfest.blogspot.com.br, onde encontrarão todas as informações, bem como a ficha de inscrição. As vagas são limitadas e o custo da inscrição é de R$55,00 por pessoa. Os inscritos terão direito a coffee break e receberão no término os certificados de participação, assim como o link do livro digital Efeito HQ para baixarem gratuitamente.

O projeto visa aplicar histórias em quadrinhos e humor gráfico como uma saída inteligente, direta e funcional. O único custo é um simples treinamento dos professores e basta papel e lápis para começar. Muitos professores já usam a linguagem dos quadrinhos em sala de aula de maneira empírica. Sabem que é algo que os aproxima dos alunos e gera um espírito de colaboração.

Sobre os autores

Sonia M. Bibe Luyten é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo com tese sobre mangá. Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984), professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão, da Universidade Real de Utrecht – Holanda e professora convidada da Universidade de Poitiers – França. Foi professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Católica de Santos. Foi professora do primeiro curso universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil, com início em 1972 na Escola de Comunicações e Artes da USP e criadora do primeiro núcleo de estudos sobre mangá no Brasil, na década de 1970. Autora de centenas de artigos e dos livros Comunicação e Aculturação, Histórias em Quadrinhos – Leitura Crítica, O que é Histórias em Quadrinhos, Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses e Cultura Pop japonesa: animê e mangá. Obteve vários prêmios por sua pesquisa em Histórias em Quadrinhos no Brasil e no exterior. Foi presidente do Troféu HQMIX e atualmente presidente da comissão de teses de TCC, Mestrado e Doutorado sobre Quadrinhos e humor Gráfico do Troféu HQMIX.

Jal – José Alberto Lovreto é jornalista/cartunista e nasceu em 1955 em São Paulo – capital. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973 publicando seu personagem Zélio O Repórter no suplemento Quadrinhos. Depois trabalhou em diversos veículos de mídia, como TV Tupi, O Estado de São Paulo, DCI-City News, Jornal The Brazilians (NY), TV Cultura, TV Manchete, TV Bandeirantes, TV Senac/SESC, TV Gazeta, Pasquim, Pasquim 21, Revista Bundas, Revista Semanário, rádio Tupi e USP, entre outros. Publicou em diversas revistas e jornais pelo Brasil e exterior. Sua série Pequenos Pecados foi publicada na revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica). Ganhou diversos prêmios, como o do jornal japonês Asahi Shimbun como um dos melhores cartunistas do ano (1981) e o troféu Vladimir Herzog de Direitos Humanos por seu trabalho na campanha Diretas Já (1984). Atualmente tem uma empresa de comunicação e é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. Sua empresa presta serviço para Mauricio de Sousa na área de comunicação. Junto com Gualberto Costa, criou o Troféu HQMix, atualmente em sua 28º edição e considerado o “Oscar dos quadrinhos”.

Serviço:

Workshop Efeito HQ – Os Quadrinhos na Educação

Dia 14 de abril das 9h00 às 12h00

Inscrições: R$55,00

Local: Espaço Estrada – R. Dr. Oswaldo Cruz, 807 – Cidade Nova I – Indaiatuba/SP – Telefone: (19) 3392-4799.