Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Inscreva seu e-mail e participe de nossa Newsletter para receber todas as novidades

Nova tecnologia pode mais que dobrar o lucro de pequenos produtores de cacau no Pará, aponta estudo

Novo Repartimento, por Kleber Patricio

Experimento foi realizado em fazenda no Pará, estado que responde por mais da metade da produção de cacau no Brasil. Foto: Claudio Bezerra Melo/Embrapa.

O Brasil é o sétimo maior produtor de cacau do mundo e o Pará contribui com mais da metade da produção nacional do fruto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o objetivo de aprimorar esse desempenho, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) avaliaram o impacto de uma máquina para quebrar vagens de cacau e outras inovações em uma fazenda paraense. Os resultados, publicados na segunda passada (15) na revista ‘Engenharia Agrícola’, mostram que o novo sistema pode aumentar o retorno financeiro em duas vezes e meia após três anos.

Segundo o trabalho, o lucro do ano corrente da fazenda na produção de cacau, de cerca de 59 mil dólares, passaria para quase 150 mil no terceiro ano. O aumento começaria a ser sentido já nos primeiros 12 meses de implantação do processo. O teste também apontou para a possibilidade de reduzir em até 70% o tempo de trabalho de processamento do fruto ainda no primeiro ano de implementação da máquina.

O experimento foi realizado em uma fazenda da região cacaueira de Novo Repartimento, no Pará, que anualmente produz 55 toneladas de cacau — em um fluxo inconsistente que depende, em grande parte, do trabalho manual. Os pesquisadores calcularam a viabilidade técnica e econômica de possíveis mudanças na produção, dedicadas a otimizar o espaço e maximizar a eficiência. Além da máquina para quebrar as vagens, mudanças no posicionamento dos estágios de fermentação e secagem do fruto também foram recomendadas. No seu cálculo, os pesquisadores consideraram os custos das mudanças propostas e as expectativas de retorno nos três anos seguintes.

Segundo o artigo, a tecnologia pode beneficiar as pequenas propriedades paraenses especialmente na produção de cacau fino, produto com sabor e aroma superiores, utilizado em preparos da alta gastronomia. Ele pode custar o triplo daquele vendido em bolsa de valores, ou seja, como commodity. Hoje, esse tipo de produto é pouco rentável para pequenos produtores por causa do custo da colheita seletiva e da fermentação de alta qualidade envolvidos em sua produção. “Essa pesquisa pode contribuir na redução do custo e no aumento da produtividade de fermentação, possibilitando melhor condição de mercado”, explica André Mesquita, pesquisador da UFPA e coautor do trabalho.

Os resultados do estudo motivaram os pesquisadores a proporem a criação de um Centro de Inteligência do Cacau no estado do Pará. Conforme Mesquita, o objetivo é trazer rentabilidade aos produtores locais compatível com a qualidade de seus produtos. “A região cacaueira do Pará, em especial do Tuerê, vem se destacando no cenário do cacau, com premiações em concursos especializados de cacau fino. Mas essa qualidade demonstrada não chega, de fato, ao bolso dos produtores, se esvaindo na cadeira produtiva após a saída da amêndoa de suas fazendas. É nesse sentido que o Centro viria a atuar”, conclui o pesquisador.

(Fonte: Agência Bori)

Curtindo a Vida Adoidado com trilha ao vivo de André Abujamra e Joe Abujamra em única exibição no teatro do Sesc Bom Retiro

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação.

No mês de julho, o projeto Segue a Trilha do Sesc Bom Retiro exibe o filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’ com trilha sonora ao vivo executada pelos músicos – pai e filho – André Abujamra e Joe Abujamra. A exibição está marcada para o dia 24 de julho, quarta, às 19h. Na apresentação, os músicos se revezam entre bateria, piano, teclado e guitarra, mesclando elementos da trilha original com criações exclusivas da dupla para a exibição. O clássico dos filmes de comédia dos anos de 1980 traz o adolescente Ferris Bueller, que decide sair da rotina e enganar seus pais fingindo estar doente para poder matar aula na escola. Ele convence sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo, Cameron, a se juntar a ele no passeio até Chicago usando a Ferrari do pai de Cameron. No entanto, o diretor da escola sabe que Ferris está mentindo e decide ir atrás dele.

André Abujamra é multiartista, cantor, compositor, guitarrista, percussionista, pianista, produtor musical, ator, diretor de teatro e cinema. Tem, em seu currículo, mais de 75 trabalhos parra filmes em longa metragem para cinema; alguns consagrados, como ‘Carandiru’, ‘Bicho de Sete Cabeças’ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum’. Em mais de 40 anos de carreira, se firmou como um dos grandes artistas criativos do Brasil, fundou Os Mulheres Negras na década de 1980, ao lado de Maurício Pereira, e estreou como líder, guitarrista e vocalista da banda Karnak, em 1994. André é compositor de trilhas sonoras para cinema e teatro e ganhou diversos prêmios, como Kikito, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Moliére.

Joe Abujamra – ou Illegal Joe, como costuma assinar em seus trabalhos – é cantor, compositor e guitarrista. Nascido em meio às artes, foi brincando com a guitarra de seu irmão, aos 13 anos, que se apaixonou pelo instrumento. Estudou guitarra no Musicians Institute, em Los Angeles, e após voltar ao Brasil em 2018 iniciou sua trajetória de shows e gravações em estúdios, lançando seu primeiro álbum, ‘Found’, em 2023.

Segue A Trilha | O projeto Segue A Trilha realiza exibições mensais de obras cinematográficas com trilha sonora executada ao vivo, uma vivência única que proporciona ao público uma relação diferente de sensibilização e encantamento pelas narrativas imagéticas e sonoras e o despertar sobre o papel da música em cada filme.

Serviço:

Curtindo a Vida Adoidado com Trilha Sonora Ao Vivo

Direção de John Hughes, com Trilha Sonora Ao Vivo – André Abujamra e Joe Abujamra

Dia 24/7, quarta-feira, 19h

Valores: R$12 (Credencial Plena), R$20 (Meia) e R$40 (Inteira).

Local: Praça de Convivência (800 lugares) – 18 anos

Venda de ingressos disponíveis pelo APP Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/bomretiro ou nas bilheterias.

Estacionamento do Sesc Bom Retiro (Vagas Limitadas): O estacionamento do Sesc oferece espaço para pessoas com necessidades especiais e bicicletário. A capacidade do estacionamento é limitada. Os valores são cobrados igualmente para carros e motos. Entrada: Alameda Cleveland, 529. Valores: R$8 a primeira hora e R$3 por hora adicional (Credencial Plena). R$17 a primeira hora e R$4 por hora adicional (Outros). Valores para o público de espetáculos à noite, por período – R$11 (Credencial Plena), R$21 (Outros).

Horários: Terça a sexta: 9h às 20h; sábado: 10h às 20h e domingo, 10h às 18h. Importante: em dias de evento na Praça de Convivência, o estacionamento funciona até o término da apresentação.

Transporte gratuito: O Sesc Bom Retiro oferece transporte gratuito circular partindo da Estação da Luz. O embarque e desembarque ocorre na saída CPTM/José Paulino/Praça da Luz. No dia de espetáculos, o serviço atende até o término da apresentação. Consulte os horários disponíveis de acordo com a programação.

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185. Campos Elíseos, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3332-3600

Siga o Sesc Bom Retiro nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube

Fique atento se for utilizar o Uber para vir ao Sesc Bom Retiro! É preciso escrever o endereço completo no destino, Alameda Nothmann, 185; caso contrário, o aplicativo informará outra rota/destino.

(Fonte: Sesc Bom Retiro – Assessoria de Imprensa)

Presidente da Itália fortalece laços culturais com o Brasil em visita à Biblioteca Nacional

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

No Rio de Janeiro, Sergio Mattarella reforça cooperação diplomática em encontro com a ministra Margareth Menezes e o presidente da FBN, Marco Lucchesi. Foto: Juliana Uepa/MinC.

Desde a imigração italiana no século XIX, Brasil e Itália têm nutrido ricas trocas culturais marcadas por tradições, artes e conhecimentos que enriquecem mutuamente suas identidades. Na noite da última quinta-feira (18), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou a Biblioteca Nacional (BN), no Rio de Janeiro, acompanhado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Eles foram recebidos pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi.

“É uma honra para o Ministério da Cultura e para o governo brasileiro receber a visita do senhor presidente à Biblioteca Nacional. A Itália é um país muito importante na formação cultural do Brasil, e a contribuição da imigração italiana é muito celebrada pelos brasileiros. Neste momento em que comemoramos os 150 anos de imigração, aproveitamos a oportunidade para estreitar ainda mais as relações estratégicas entre Brasil e Itália, ressaltando nosso legado cultural comum”, afirmou a ministra Margareth Menezes.

A ministra lembrou ainda que a Biblioteca Nacional é “a mais antiga instituição cultural brasileira, com mais de 200 anos de história, e tem um dos 10 maiores acervos do mundo”, destacou. Marco Lucchesi, por sua vez, pontuou a importância da visita. “A visita do presidente da Itália e a presença da ministra da Cultura representam as grandes alianças entre nossos países e a força das diversas etnias que nos atravessam e constituem. A partir da cultura, realizamos os mais elevados ideais democratas e os estatutos de emancipação. A Biblioteca Nacional é a depositária dessa riqueza cultural e diplomática. Esta Biblioteca é um dos pontos fundamentais, um dos maiores tesouros de nosso país”, afirmou.

Exposição

Na ocasião, o presidente da Itália inaugurou a exposição ‘Rio: Nova Roma – Alianças Culturais – 150 anos da imigração italiana’, montada no saguão da FBN especialmente para a visita. A mostra destaca a influência cultural italiana no Brasil e celebra as profundas conexões entre os dois países.

A exposição apresenta um acervo relacionado à Itália, incluindo quase cem jornais em italiano escritos e publicados no Brasil, incunábulos e obras raras do Renascimento, e a coleção Costa e Silva de desenhos italianos, com obras da escola de Vasari, Guercino, Annibale Carracci e Guido Reni. Além disso, a mostra conta com trabalhos do gravurista e arquiteto Piranesi, entre outros itens valiosos do acervo.

Conforme Marco Lucchesi, o presidente da Itália ficou maravilhado com o estado de conservação das obras expostas. “Falei ao presidente que isso é graças ao trabalho dos servidores desta casa. Os servidores da Biblioteca Nacional, com muito carinho, cuidado e conhecimento trabalham para preservar e manter trabalhos culturais incríveis”, discursou.

A exposição permanecerá acessível de forma virtual no site da BNDigital.

Cooperação cultural

Brasil e Itália já celebraram parcerias de cooperação cultural e acordos bilaterais significativos. Em 2008, os países assinaram o Acordo de Coprodução Cinematográfica. O acordo, ainda em vigor, visa promover o desenvolvimento das indústrias cinematográfica e audiovisual de ambos os países e o fortalecimento do intercâmbio cultural e econômico.

Em 1997, foi celebrado o Acordo de Cooperação Cultural entre os países estabelecendo como objetivos a parceria em temas culturais e educacionais diversos, como literatura, ensino de idiomas, tradução, colaboração acadêmica, música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, facilitação de movimentação de materiais culturais nos territórios. O acordo também permanece em vigor e passa por uma atualização juntamente com o Ministério das Relações Exteriores.

Em 2023, a Embaixada do Brasil em Roma apoiou a ida do coletivo Cartografia Negra, de São Paulo, para Veneza, para participar do evento ‘The Future to Come’, no contexto da Bienal de Arquitetura de Veneza, a convite da curadora Lesley Lokko.

Em 2024, Adriano Pedrosa, curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (MASP), liderou a 60ª edição da maior exposição de arte do mundo, a Bienal de Arte de Veneza. Pedrosa é o primeiro latino-americano a tornar-se curador da Bienal de Arte de Veneza, que contou com a presença da presidenta da Funarte.

Ainda este ano, o Brasil participa da 5ª Edição do Bari Brasil Film Festival. Trata-se do único festival de cinema brasileiro contemporâneo a contemplar a região sul da Itália. Além de divulgar o cinema brasileiro, o festival busca organizar eventos paralelos de promoção da cultura brasileira, como música, livros e gastronomia. O Festival acontece em novembro.

O relacionamento com a Itália é considerado uma parceria estratégica desde 2007. Hoje há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil e mais de 100 mil brasileiros na Itália. A visita realiza-se no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil.

(Fonte: Ministério da Cultura – Governo Federal)

Espaço Tápias recebe espetáculo solo ‘Ássara’, com a performer Margot

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Margot em ‘Ássara’. Foto: Poly Acerbi.

Com uma programação diversa e reconhecido local de experimentações de novas manifestações artísticas, o Centro Cultural Espaço Tápias recebe, nos dias 27 e 28 de julho, às 19h, a artista performer Margot, com o solo ‘Ássara’, que tem como premissa encarar a fragilidade, o medo, a finitude e a percepção do corpo como perecível e vulnerável encontrando, em meio à performance, formas de sobreviver e de criar uma ficção de coragem e força para existir.  “Por meio da movimentação e da dramaturgia, que permite descobertas durante a própria performance, o solo simboliza formas de crescer e se fortalecer, encontrando dispositivos de enfrentamento perante ao externo e ao interno”, explica Margot, que interpreta e assina a direção.

Ao final da apresentação, a artista vai comandar um bate-papo com o público sobre a ideia do espetáculo na Sala Maria Thereza Tápias.

Sobre Margot

Intérprete, performer e dancarine não-binarie. Move-se a partir do voguing, do waacking, de vivências da comunidade ballroom, da cultura hip hop e da dança contemporânea. Já trabalhou em companhias como Comrua, Cia. Híbrida e atualmente, Cia. Gente. Também integrou os elencos de residências em performance como Boca Bienal (Portugal), Laboratório A Queda (Museu de Arte do Rio), ‘Ka’adela’ (Festival Panorama) e ‘Vastidão’, de Gustavo Ciriaco. Participou de diversos festivais e exposições; entre eles, o Art Resist (ALE) com sua vídeo-performance ‘Tudo que eu olho com atenção’ e criou seu primeiro trabalho solo ‘Ássara’, através da Residência Solo em Foco (BH). Participa de batalhas e balls (bailes) pelo país, faz parte da House of Mamba Negra e do Coletivo Hipotenusa, tem seu próprio projeto de difusão de conteúdos didáticos sobre o voguing, além de ministrar workshops e treinos regularmente para a comunidade ballroom e público geral.

Ficha Técnica

Direção e interpretação – Margot

Codireção – Renann Fontoura

Orientação – Ludmilla Ramalho e Gui Augusto

Trilha Sonora – Gian Saru

Figurino – Idra Maria

Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias

Foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias.

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem ‘pré’ conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos – ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

O Espaço Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Dança – Ássara

Datas e horários – 27 e 28 de julho, às 19h (sábado e domingo)

Classificação etária: Livre

Duração: 20 minutos

Ingressos: R$15,00 (inteira), R$7,50 (meia-entrada) – na bilheteria ou através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)

55 anos: TV Cultura exibe MPB Especial com Nara Leão

São Paulo, por Kleber Patricio

(Foto: Divulgação)

A TV Cultura exibe o MPB Especial com a cantora, compositora e instrumentista Nara Leão como parte da celebração dos 55 anos da emissora. De terça (23) para quarta-feira (24/7), a atração vai ao ar à meia-noite.

No programa gravado em 1973, Nara detalha sobre suas composições, conta como conheceu Chico Buarque no show ‘Liberdade, liberdade’, em 1966, e relata o período em que morou em Paris, no ano de 1968, com o marido, o cineasta Caca Diegues. A cantora também fala sobre o cantor e compositor João Gilberto e relembra como aprendeu a tocar violão.

(Fonte: TV Cultura)