Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Indaiatuba tem 29 equipes disputando os Jogos Regionais em Americana

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Márcio Aguiar.

Esse ano, os 61º Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo estão sendo realizados novamente em Americana. Para essa edição, a equipe de Indaiatuba contará com a participação de aproximadamente 320 pessoas, entre atletas, técnicos e a delegação. A cidade está participando em 19 modalidades (Atletismo Masculino, Atletismo PCD Masculino, Bocha, Ciclismo Masculino e Feminino, Futebol Masculino, Futsal Masculino e Feminino, Ginástica Artística Masculino e Feminino, Ginástica Rítmica, Handebol Masculino e Feminino, Judô Masculino e Feminino, Karatê Masculino e Feminino, Malha, Natação Masculino e Feminino, Natação PCD Masculino e Feminino, Taekwondo Masculino e Feminino, Tênis Masculino, Tênis de Mesa Masculino, Voleibol Masculino e Xadrez Masculino e Feminino). Ao todo, são 246 atletas (masculino e feminino), divididos em 29 equipes, que se prepararam com dedicação para realizar uma participação histórica nos jogos.

As principais esperanças de medalhas são na Natação, Ciclismo, Caratê e Futsal, mas a cidade têm tido excelente participação no Taekwondo e no Tênis de Mesa, além do Handebol Masculino, que defende o título do ano passado. A delegação de Indaiatuba tem boas expectativas também na Malha, que também defende o título e as modalidades Bocha, Futebol e Ginástica Artística, que tiveram excelente participação no ano passado.

Para esse ano, houve várias mudanças no regulamento dos jogos, entre as quais a mais significativa foi que a competição deixou de ter duas divisões. Portanto, para esse ano, todos disputam na mesma divisão, o que fará diminuir pela metade o número de medalhas e, provavelmente, provocar uma competição mais disputada e acirrada.

Outras mudanças foram a criação da categoria Sub-21, que já foi disputada no passado, e o retorno do vínculo dos atletas, o que coibirá a contratação de atletas de outros estados para disputar os jogos. A medida favorece as cidades que trabalham o ano todo com seus próprios atletas, como é o caso de das equipes da cidade. Nos últimos anos, Indaiatuba se consolidou como potência esportiva regional. “Podemos dizer que, hoje, muitos atletas da região nos procuram para poderem integrar nossas equipes”, afirma o coordenador do Departamento Competitivo da Secretaria Municipal de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva. Contudo, as equipes que representam Indaiatuba continuam basicamente com as mesmas formações dos últimos anos. Em sua grande maioria, os atletas são de Indaiatuba e poucos não moram na cidade; no entanto, competem durante todo o ano representando o município. Outra medida importante é que a prática de muitos municípios de contratar atletas apenas para representar nos Jogos Regionais agora se tornou ilegal.

Por conta de uma mudança de última hora na data dos 61º Jogos Regionais, feita pela organização do evento, a equipe de Indaiatuba está alojada no CAIC Irmã Dulce, em Santa Bárbara D’Oeste, devido à proximidade com a sede dos Jogos.