Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ciaei recebe apresentações do Projeto Vidart nos dias 3 e 4 de outubro

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Giuliano Miranda.

A Secretaria Municipal de Educação realiza nos dias 3 e 4 (quarta e quinta-feira) a apresentação do projeto de arte circense Vidart, às 19h30, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). Desenvolvido pela Secretaria de Educação, o projeto, que faz parte do currículo escolar da Rede Municipal, ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses, como malabares, diabolô, trapézio e monociclo, entre outros.

O espetáculo contará a história dos Clássicos da Disney, em uma supernoite de gala. As crianças do projeto se transformarão em príncipes, princesas, heróis, vilões, fadas, bruxas e seres encantados para apresentação de um grande espetáculo circense. O evento tem entrada franca e acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, quarta e quinta-feira, às 19h30, no Ciaei.

Participarão deste espetáculo cerca de 180 alunos das EMEBs Wladimir Olivier e Padre Joaquim Aparecido Rocha sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Campos Sales. Este ano, a Magic World Eventos será a parceira com fantasias dos personagens Disney.

Projeto Vidart

O projeto de arte circense Vidart faz parte do currículo escolar da Rede Municipal e ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses, como malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático e dança, entre outros. É desenvolvido em cinco unidades escolares: EMEBs “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, “Profª Cleonice Lemos Naressi”, “Wladimir Olivier”, “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e “Profª Maria Benedicta Guimarães” e conta com a participação de aproximadamente 400 alunos.

A prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e do interesse pelas aulas. A prática das atividades circenses aumenta ainda a capacidade de concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança. Além da questão corporal, o projeto Vidart é de grande importância no processo de inclusão social, pois proporciona alternativas para diversas questões sociais. Este trabalho funcionou como um apoio educacional importante, com reflexos no aumento da responsabilidade, do respeito e da autonomia, bem como o acesso à cultura e à prática corporal saudável.

As aulas são desenvolvidas por sete professores formados em Educação Física que estão sempre se atualizando através de cursos e capacitações circenses:   Ana Lucia Bicudo, Carlos Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Paulo de Oliveira, Lucilene de Oliveira Melo, Miriam Carrilho e Simone Ribeiro de Campos Salles.

Ao final de cada ano letivo, o aluno conclui um ciclo de aprendizagem, que é demonstrado através de espetáculo, transformando alunos em verdadeiros artistas.

Neste ano, haverá dois espetáculos, baseados nos temas Clássicos da Disney (Padre Joaquim Aparecido Rocha e Prof. Wladimir Olivier) e Bom dia, todas as cores! (“Profª Cleonice Lemos Naressi”, “Profª Maria Benedicta Guimarães” e na “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”).