Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campanha de vacinação contra influenza termina hoje (23) em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa que a vacinação contra a Influenza termina hoje (23). Seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo e considerando o quantitativo de vacinas disponíveis, serão incluídas para imunização as pessoas com idade entre 50 e 59 anos, motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário e motoristas de taxi e de vans escolares.

As ações de imunização em todos os grupos continuam até encerrar os estoques. Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa Saúde da Família) estão aplicando a vacina contra a Influenza. Para ser vacinado é preciso levar a carteirinha de vacinação (se tiver), documento pessoal com foto e identificação de que faz parte de algum desses grupos prioritários, como carta médica, holerite ou identificação profissional.

Indaiatuba até quarta-feira (21) aplicou 50.248 doses e imunizou 87% do grupo prioritário, sendo crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade (67,86%), gestantes (67,55%), puérperas (86,46%), idosos (102,19%), trabalhadores de saúde (83,23%), professores (1.662 doses aplicadas) e pessoas com comorbidades (10.901 doses aplicadas).

No município foram notificados 34 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave); desses, 10 estão aguardando resultado; 14 foram descartados e 10 confirmados para influenza A sazonal H3N2. Entre os casos confirmados foram registradas cinco mortes de pessoas inseridas em grupos de risco e as outras cincos pessoas já tiveram alta.  Não há casos confirmados de H1N1.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Entre as indicações sugeridas para a prevenção estão o isolamento social na presença de sinais e sintomas sugestivos de influenza (gripe), as boas práticas de etiqueta respiratória e boa higiene pessoal e do ambiente, que colaboram na redução da transmissão do vírus e na proteção coletiva.

Quem pode tomar a vacina?

Os grupos prioritários para receber a dose contra influenza são trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 50 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 40 dias), crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade), indígenas, comorbidades (doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo 2, asma) e professores.

Grupos inclusos para vacinação no estado de São Paulo:

Pessoas entre 50 e 59 anos de idade

Policiais federais, militares, civis e guardas municipais

Bombeiros

Funcionários do Poupatempo

Funcionários dos Correios

Defesa Civil

Ministério Público (promotores)

Procuradoria Geral (procuradores)

Defensoria Pública

Doadores de sangue e de medula

Trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns

Profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua

Cuidadores de idosos e crianças

Auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior

Funcionários das creches

Trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduo

Motoristas, cobradores e trabalhadores em transporte rodoviário

Motoristas de táxi

Motoristas de vans escolares.