Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Atletas de Indaiatuba vencem prova Madson Júnior no Brasileiro de Ciclismo de Pista

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Créditos da fotos: Luís Claudio Antunes|CBC.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2017, realizado de 1 a 3 de dezembro no Velódromo Municipal Joaracy Mariano de Barros, de Indaiatuba reuniu talento e muita disposição. Ciclistas com idade entre 12 e 18 anos enfrentaram três dias de muitas disputas e Indaiatuba venceu a Prova Madson Junior Masculino com os atletas Wolfgang Hipólito e Bruno Campos. A programação para os atletas da categoria Elite começou na sexta-feira (01/12) e seguiu até domingo, dia 3.

Os ciclistas das categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Junior pedalaram com muita empolgação no último dia de competição. As provas Madison, Prova Por Pontos e Keirin levantaram a torcida que compareceu no Velódromo Municipal para prestigiar o evento.

No Keirin, a largada é dada com os seis atletas lado a lado. Os atletas percorrem um total de 2km na pista. Uma bicicleta elétrica dita o ritmo à frente do pelotão e não pode ser ultrapassada. Nos 700 metros finais (duas voltas e meia), no entanto, o veículo sai da pista e os atletas arrancam, pedalando a toda velocidade até a linha de chegada.

O ciclista Igor Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, terminou como um dos grandes destaques da Keirin ao vencer a disputa contra Brendo Morais, da Penks Iracemápolis, em segundo lugar, e Francisco Ferreira da Silva, representante do Clube Londrinense de Ciclismo, em terceiro.

Já na categoria Juvenil, a prova foi definida por poucos centímetros após uma disputa espetacular entre Vinicius Guimarães, do Clube de Ciclismo So Pedal, que garantiu a medalha de ouro, e Pedro Pussieldi, do time Bicho do Mato MTB Clube, segundo colocado. A terceira colocação ficou com Jhonata de Lima Pereira, da Penks Iracemápolis.

Na prova por pontos, o campeão da categoria Juvenil Masculino foi Pedro Henrique Lisboa, da Memorial Santos. A segundo colocação ficou com Alexandre Pereira, da Prefeitura Municipal de Rolândia, seguido por Daniel Takanashi, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, que lançou um ataque fulminante nos metros finais e garantiu a medalha de bronze.  Amanda Kunkel, do Clube Maringaense de Ciclismo, mais uma vez subiu no topo do pódio e conquistou a medalha de ouro na Juvenil Feminino. As ciclistas Julia Leite, da S.E.T Mogi Iguaçu, e Julia Constantino, do Clube Ciclístico Araponguense, completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Fechando com pedal de ouro

A programação foi encerrada em grande estilo com a disputa da prova Madson. A prova é disputada em duplas. Enquanto um ciclista pedala devagar na parte superior do velódromo, um outro corre o mais rápido possível na parte baixa. Os dois se revezam durante toda a prova pontuando em chegadas intermediarias. Vence a dupla que somar o maior número de pontos.

Mais uma vez demonstrando superioridade, Wolfgang Hipólito, da equipe ADI/Indaiatuba, formou dupla com Bruno Campos Pinto e juntos não deram chances para os adversários, terminando a prova com 75 pontos. Na segunda colocação ficaram os atletas Brendo Morais e Arthur dos Santos, da Penks Iracemápolis, com 19 pontos, seguidos pela dupla Igor Molina e Matheus Scandian, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, que finalizou com 15 pontos.

Reconhecimento

Como forma de reconhecimento, todos os anos o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior promove a corrida dos técnicos. Uma maneira de homenagear e agradecer os responsáveis pelo trabalho de renovação do ciclismo nacional.

Durante as disputas, os ciclistas sobem para a arquibancada e passam a ser incentivadores dessa grande festa sobre duas rodas. Em Indaiatuba, o primeiro lugar ficou com Douglas “Kaka”, técnico da equipe ADI/Indaiatuba, seguido por Carlos Martineli, técnico do Clube Maringaense de Ciclismo, e Walter Hohne, técnico da equipe ABEC/Rio Claro.

Prova Keirin Infanto-juvenil Masculino:

1º – Gustavo Salin (Prefeitura Municipal de Rolândia)

2º – Kawan Gabriel (SMEL/Foz do Iguaçu)

3º – Luan Carlos Rodrigues (Avulso)

Keirin Infanto-juvenil Feminino:

1º – Julia Toledo (ABEC/Rio Claro)

2º – Mayra da Costa e Silva (Memorial/Santos)

3º – Camila Pinheiro (Memorial/Santos)

Keirin Juvenil Feminino:

1º – Julia Constantino (Clube Ciclístico Araponguense)

2º – Julia Braga (S.E.T Mogi Iguaçu)

3º – Vitoria Rita (Prefeitura Municipal de Rolândia)

Keirin Juvenil Masculino:

1º – Vinicius Guimarães (Clube de Ciclismo So Pedal)

2º – Pedro Pussieldi (Bicho do Mato MTB)

3º – Jhonata de Lima (Penks/Iracemápolis)

Keirin Junior Feminino:

1º – Marcella Sodre (Memorial/Santos)

2º – Juliana da Silva (ABEC/Rio Claro)

3º – Jessica Tosta (ABEC/Rio Claro)

Keirin Junior Masculino:

1º – Igor Molina (Clube de São José dos Campos)

2º – Brendo Morais (Penks/Iracemápolis)

3º – Francisco Ferreira (Clube Londrinense de Ciclismo)

Prova por Pontos Juvenil Masculino:

1º – Pedro Henrique Bastos (Memorial/Santos)

2º – Alexandre Ferreira (Prefeitura Municipal de Rolândia)

3º – Daniel Keichiro Takanashi (Clube de Ciclismo de São José dos Campos)

Prova por Pontos Juvenil Feminino:

1º – Amanda Kunkel (Clube Maringaense de Ciclismo)

2º – Julia Braga (S.E.T Mogi Iguaçu)

3º – Julia Constantino (Clube Ciclístico Araponguense)

Prova Madson Junior Masculino:

1º – Wolfgang Hipólito e Bruno Campos (ADI/Indaiatuba)

2º – Arthur dos Santos e Brendo Santos (Penks/Iracemápolis)

3º – Igor Molina e Matheus Scandian (Clube de Ciclismo de São José dos Campos).