Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Atletas da equipe PCD de Indaiatuba disputarão World Series em Berlim

Indaiatuba, por Kleber Patricio

O atleta Felipe Caltran. Crédito da foto: divulgação.

Os atletas Lucas Lamente Mozela, Felipe Caltran Vila Real e Esthefany de Oliveira Rodrigues, da equipe paradesportiva da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba/ADI irão participar de 9 a 11 de julho da 5ª etapa do Para Swimming World Series, disputada em Berlim, na Alemanha. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 12 paratletas, entre eles, os três atletas de Indaiatuba, além do técnico Antônio Luiz Duarte Cândido ‘Maceió’, para o Aberto de Berlim (Internationale Deutsche Meisterschaften Berlin 2017). Neste ano, seguindo o planejamento de fortalecer a base do esporte, o CPB levará a Seleção Brasileira de Jovens. A delegação ainda conta com mais oito pessoas, entre técnicos, equipe de saúde e apoio técnico.

World Series

O Aberto, que faz parte da Série Mundial da Natação Paralímpica, foi criado este ano pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Antes de chegar à Alemanha, contudo, a World Series, estreou em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 11 e 12 de março. Em São Paulo, foi realizada a 2ª etapa, de 20 a 23 de abril. Da capital paulista, partiu para Sheffield, na Grã Bretanha, de 27 a 30 de abril, uma semana depois de receber a competição no Brasil. De 9 a 11 de junho, as disputas passaram por Indianápolis, nos Estados Unidos. A competição será encerrada na terça-feira (11), com as provas na capital alemã.

Para Maceió, treinador da equipe local, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) deu um importante passo na disseminação e fortalecimento da modalidade ao anunciar a realização da World Series 2017 com etapas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ele comentou que a competição ampliou o cenário e visibilidade do esporte e destacou os pontos positivos do evento, como a incrementação dos training camps no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, em razão das competições internacionais. A preparação da natação paralímpica brasileira neste ano é para o Campeonato Mundial, que acontecerá de 30 de setembro a 6 de outubro na Cidade do México. A fim de enfrentar a altitude da capital mexicana, o Brasil fará um treinamento de aclimatação antes da viagem para o Mundial.

Confira abaixo as cinco etapas do World Series:

11 e 12 de março: Copenhague – Dinamarca

20 a 23 de abril: São Paulo – Brasil

27 a 30 de abril: Sheffield – Grã-Bretanha

9 a 11 de junho: Indianápolis – Estados Unidos

6 a 9 de julho: Berlim – Alemanha.