Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Atividades de ação e reação são como ginástica para o cérebro na primeira infância

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/Kyvo PR.

Durante os três primeiros anos de vida, o cérebro do bebê se desenvolverá até alcançar 90% do tamanho do cérebro de um adulto. O Dr. Jack Shonkoff, do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, estima que mais de um milhão de conexões neurais são formadas no cérebro do seu filho a cada segundo.

De acordo com Sofía Martinez, psicóloga e líder de conteúdo para pais do Kinedu e especializada em educação na primeira infância, as primeiras experiências – sejam elas positivas ou negativas – serão cruciais para o reforço ou corte dessas conexões e são responsáveis por construir a base para circuitos mais fortes.

Como você pode ajudar a construir a arquitetura cerebral do seu bebê e estimular conexões neurais fortes e positivas? “As interações de ação e reação ajudam a criar o circuito cerebral do bebê. Como em um jogo de pingue-pongue, essas interações ocorrem com a troca de ações entre você e o seu filho. Seu filho ‘joga a bola’ quando balbucia, faz uma expressão facial, som ou gesto que demonstra o interesse dele por alguma coisa, e você ‘rebate a bola’ respondendo a ação dele de forma positiva”, explica a especialista do Kinedu.

O que é arquitetura cerebral? “Uma arquitetura cerebral saudável depende de uma base sólida, construída a partir de estímulos apropriados dos sentidos da criança e de um relacionamento estável e sensível com os adultos atenciosos ao seu redor. Os bebês chegam ao mundo dependendo de seus cuidadores, que os ajudam a compreender suas experiências. Quando seu filho chora, balbucia ou aponta para alguma coisa e você responde adequadamente, usando palavras, contato físico ou visual, você o faz se sentir ouvido e compreendido. Isso fortalece as conexões neurais no cérebro do seu pequeno, estimulando suas habilidades sociais e de comunicação”, ressalta Sofía. Cada interação contribui para o desenvolvimento dos bebês; conforme os adultos/cuidadores observam quais são os interesses, habilidades e necessidades de seus filhos, continuarão incentivando a curiosidade e fortalecendo os laços afetivos entre si.”

Desenvolvimento do cérebro de bebês em cinco passos

O Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard criou este vídeo (em parceria com o Kinedu*), com o qual é possível aprender mais sobre as interações de ação e reação em cinco passos – Compartilhe o foco; Apoie e incentive; Nomeie; Reveze com o bebê e Pratiquem finais e começos – e entender como encontrar momentos para praticá-las no dia a dia.

*O Kinedu colaborou com o Centro fornecendo cenas de vídeos e traduções para os vídeos em espanhol e português.

(Fonte: Kyvo)