Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Alunas da FIEC vencem concurso de culinária e farão curso na Itália

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Fotos: Juliana Wolf.

Aconteceu nesta segunda-feira (7), na unidade II da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), a final do 1° Concurso de Culinária FIEC. A primeira etapa da competição foi realizada no dia 31 de julho, que teve como objetivo mobilizar o desenvolvimento das habilidades adquiridas no curso, teve a participação de 16 duplas formadas por alunos e ex-alunos do curso técnico de cozinha. Cada dupla teve que apresentar em duas horas um prato contendo no mínimo 1 tipo de proteína, 2 acompanhamentos (1 carboidrato e 1 molho), sendo obrigatório o uso de pelo menos 3 ingredientes saudáveis e que um deles fosse gengibre.

Já na final, os nove candidatos classificados tiveram que apresentar, também com o tempo de duas horas, pratos com uma entrada e uma sobremesa que tivesse no mínimo uma fruta na preparação. Os pratos apresentados foram Creme de abóbora com crisp de bacon, Vieira com coração de alcachofra gratinada ao molho bechamel, Crocante de pão bacon e ovo com mix de folhas, Creme de mandioquinha, Ceviche de linguado com chips de banana verde, Casquinha de frutos do mar, Canapé de cogumelos com ricota, Bolinho de abóbora com carne seca e geleia de pimenta e Couscous marroquino na laranja. Já as sobremesas foram Cheesecake de manga na taça, Verrine de sagu, Crema al Mascarpone e Fragole, Torta de chocolate cremosa de maracujá, Pavlova de frutas vermelhas, Churros de banana com toque de azeite doce, Verrine de figo com vinho branco, Verrine de maracujá e Goiabas com Limoncello.

O júri foi composto por Paola Tedeschi – presidente do ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), Renato Luppi Domingues, subchef do Green House Gourmet, Fernando Putz Penteado, chef do Bastião e Gizelle Mattos, chef do Le Triskell Bistrô, que avaliaram a apresentação do prato, criatividade, características sensoriais, técnica e postura, técnica de preparo, higiene da bancada e tempo utilizado.

A competição da FIEC, que teve como molde o programa de talentos Masterchef, de formato original da BBC do Reino Unido e realizado no Brasil pela Rede Bandeirantes, premiou com uma viagem para Itália com direito a uma semana de curso no ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), em primeiro lugar, a aluna Raquel Victorelli Freitas, que elaborou e apresentou a entrada de canapé de cogumelos com ricota e de sobremesa verrine de figo com vinho branco e, em segundo lugar, a aluna Ciza de Sousa Santos, que apresentou sua entrada de casquinha de frutos do mar e, de sobremesa, churros de banana com toque de azeite doce. Durante toda a competição os alunos participantes elegeram a (o) professor a (o) que se empenhou em ajuda-los nesse projeto e a professora Janaina Madruga Morais Ferreira foi a escolhida para acompanhar as alunas à Itália no período de 12 a 19 de novembro de 2017.

Essa é a segunda vez que alunos da FIEC recebem a oportunidade de realizar um curso no ICIF. Em dezembro de 2016, os alunos Natalia Carnellos Padovani e Erick Augusto Ramos fizeram o curso de Confeitaria e Doceria no instituto.

ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners)

Fundado em 1991 por um grupo de chefs italianos com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior, a escola organiza cursos Master, Breve, Temáticos e Sommelier AIS – Associazione Italiana Sommelier para chefs de cozinha que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana ou em cursos temáticos de curta duração.