Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

3ª Caminhada Atenção pela Vida acontece domingo na programação do Maio Amarelo

Indaiatuba, por Kleber Patricio

13178805_1084337854964764_3518916724315430946_nA 3ª Caminhada Atenção pela Vida, organizada Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, acontece domingo, dia 22, às 9h. A concentração será em frente ao Paço Municipal, onde estão programadas sessões de alongamento, aula de fitdance e distribuição de camisetas do evento. A caminhada faz parte das ações do movimento Maio Amarelo promovidas no município.

O percurso terá cerca de quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico e, como já aconteceu nas edições anteriores, o passeio deve reunir muito mais que pedestres. Segundo o diretor presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, a caminhada se transformou um “passeio da mobilidade”, com a participação de ciclistas, motociclistas e jipeiros, entre outros clubes e associações. Já estão confirmadas as presenças do Clube do Fusca, Faculdade Anhanguera, representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, Grupo de Escoteiros de Indaiatuba, Clube do Jeep de Indaiatuba e Corpo de Bombeiros.

Desde abril a Prefeitura de Indaiatuba também colocou nas ruas os outdoors educativos do Maio Amarelo. São 10 pontos estratégicos de divulgação com duas mensagens – em uma das peças, o uso do celular, o cuidado com os pedestres e ciclistas e o respeito às leis de trânsito são lembrados, reforçando a necessidade de comportamentos seguros no trânsito; na outra, o convite vai para toda a sociedade, com a frase “Vamos nos mobilizar por um trânsito mais seguro”. Os outdoors estão próximos ao Parque Ecológico, na Cecap, na Avenida Conceição e Morada do Sol, entre outros pontos.

O Observatório também fez o lançamento no mês de abril da campanha #EuSou+1 por um trânsito mais humano, que circula nas redes sociais e site do Maio Amarelo. As pessoas podem personalizar suas páginas da rede social, adotando o twibbon nas fotos de capa e de perfil, com esse slogan. Ramalho explica que a proposta dessa e de outras ações do Observatório é de chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade das pessoas pela segurança no trânsito. “Não é o carro que mata; a falha é da pessoa que conduz esse carro. Assumindo nossa responsabilidade, assumiremos o compromisso de reduzir o número de acidentes no trânsito”, reforça.

O movimento

O movimento Maio Amarelo foi iniciado em Indaiatuba em 2014, pelo Observatório, e se transformou em uma mobilização mundial da sociedade para construir um trânsito seguro para todos. Hoje, mais de 20 países dos cinco continentes realizam ações do movimento.

Trata-se de uma mobilização multissetorial que envolve a iniciativa de pessoas, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada e órgãos de governo, para construir um trânsito seguro para todos.

A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas.