Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Vacinação contra febre amarela na área rural alcançou 650 pessoas em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba contabiliza a ação de vacinação contra a Febre Amarela que teve início no sábado (15) na zona rural da cidade. A medida foi tomada após o município ser classificado pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo como “área ampliada” por fazer divisa com Campinas, que passou ser “área afetada”. O Departamento de Vigilância em Saúde de Indaiatuba enviou cinco equipes para vacinar de porta em porta parte da Zona Rural. Ao todo, foram aplicadas 650 doses. Aproveitando o início da Campanha de vacinação contra Influenza, também foram aplicadas doses desta vacina ao grupo de risco, o que somou 336 doses da vacina contra a gripe.

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, o balanço foi extremamente positivo. Algumas residências estavam fechadas, mas foi deixado um comunicado para esses moradores tomarem a vacina no PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Carlos Aldrovandi. “No final de semana atendemos quase mil pessoas, entre a vacinação contra Febre Amarela e Influenza. Fomos bem recebidos pela população; a principal dificuldade foi em relação a algumas casas que estavam fechadas, mas o PSF do Jd. Carlos Aldrovandi já está abastecido com as doses da vacina contra Febre Amarela para essa população específica”, explica Graziela. Para tomar a vacina, o morador que não estava na residência no sábado deve levar o comunicado deixado pela equipe de Saúde, um comprovante de endereço, um documento com foto e a carteirinha de vacinação.

A região determinada para essa primeira etapa da vacinação é: Recreio Campestre Internacional de Viracopos (Glebas 6, 5, 3 e 9); Chácaras Viracopos; Parque Aristocrático de Viracopos; Jardim Figueira e pequenos sítios da região de Helvétia. A população dessa área demarcada inicialmente é de duas mil pessoas. As equipes de Saúde continuam durante essa semana até completar toda a área. Ainda essa semana haverá uma nova reunião com a GVE 17 (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo para alinhar o cronograma de vacinação paras demais áreas rurais de Indaiatuba.