Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Setembro Amarelo: o poder da gratidão e da valorização da vida

Campinas, por Kleber Patricio

Ilustração de Dimaz Restivo que abre o capítulo do livro infanto-juvenil de Sandra Sahd “O Encanto da Minhoca”.

Ser capaz de agradecer por todas as coisas da vida – sejam elas boas ou ruins – é inspirador, tendo em vista que todas as experiências pelas quais passamos são capazes de nos transformar e nos tornar mais criativos e resilientes. A gratidão é uma virtude poderosa e sua simbologia é tão significativa que em setembro celebramos o Dia Mundial da Gratidão; portanto, não há momento mais propício para refletir sobre todos os âmbitos da vida e agradecer verdadeiramente por tudo do que este.

Agradecer pelo que nos acontece é fundamental para se ter uma vida leve e feliz, pois tudo é questão do estado de espírito – situação emocional de uma pessoa mediante os fatos ocorridos. “Estado de espírito determina como você dá sentido à vida, busca respostas e procura entender a razão dos acontecimentos, tanto pessoais quanto do mundo. Se quiser ver o mundo acreditando que ele está melhorando, ele estará mesmo e suas atitudes fortalecerão ainda mais essa melhora. Entretanto, se você já pensa que ele está piorando, você não encontra motivação suficiente para realizar ações que o melhorem e melhorem sua vida”, diz Sandra Sahd em seu mais recente livro infanto-juvenil O Encanto da Minhoca, que traz uma história inspiradora justamente sobre o poder da gratidão.

Sahd é fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção, que desenvolve um trabalho de formação humana despertando as virtudes de cada um de forma a estimular sua prática diária baseadas em ações positivas. “Quanto mais forte um ser humano se sentir, melhores serão suas atitudes perante a vida e o mundo”, ressalta Iússef Zaiden Filho, presidente da instituição.

Para este trabalho, a ONG se utiliza da literatura e das artes cênicas e corporais a fim de reforçar os aspetos positivos internos de crianças e educadores participantes dos projetos. Tudo isso resulta em um trabalho de resgate da autoestima e de valorização à vida pautado nas virtudes humanas – entre elas, a gratidão.

Além da reflexão acerca do Dia Mundial da Gratidão, o mês de setembro também é marcado pela campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, reforçando que “falar sobre o assunto é importante, ouvir também, mas preparar as pessoas desde cedo para que elas valorizem suas vidas é fundamental”, pontua Zaiden.

Tomar as rédeas da vida, enxergar o mundo sob uma óptica mais positiva e ser grato pelas oportunidades que surgem permite a todos nós aproveitar mais e melhor todos os acontecimentos da vida, tornando nossa caminhada boa e feliz. Inspire-se, agradeça e viva.

Embaixadores da Prevenção

Fundada e idealizada por Sandra Sahd, a ONG desenvolve o tema das virtudes com crianças de creches municipais de Campinas. As atividades são artístico-educacionais e despertam para o desenvolvimento e compreensão de virtudes como a coragem, justiça, temperança, sabedoria, determinação e humanidade. Seu objetivo é espalhar as virtudes e disseminar o ideal de mundo, que pode ser transformado e melhorado por meio de atitudes positivas e virtuosas. Para conhecer mais sobre a organização social, acesse www.embaixadoresdaprevencao.com.br.