Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Hospitalhaços comemora 19 anos com lançamento de livro

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

A Hospitalhaços está comemorando 19 anos de sua fundação e vai aproveitar a ocasião para lançar um livro que traz depoimentos, histórias e vivências de quem foi atendido pela ONG. O evento, privado, será realizado no dia 24 de abril no La Nuit Espaço Sousas e contará com a presença de autoridades locais, voluntários, empresários, imprensa e pessoas que participam ativamente do desenvolvimento da ONG.

O projeto faz parta da Ação Cultural, departamento que cuida das atividades musicais, artísticas e literárias da Hospitalhaços. Mario Eduardo Paes, coordenador geral da ONG, comenta sobre o crescimento da associação e aproveita para explicar que o lançamento deste livro é uma porta aberta para as histórias que os voluntários vivem dentro do ambiente hospitalar. “Muitos outros virão”, diz e completa: “A Hospitalhaços vem crescendo em torno de 20% por ano, mesmo neste cenário político-econômico complicado que estamos vivendo no país. Nos consideramos abençoados por isso e estes 19 anos em plena atuação só nos dão motivo para comemorar e agradecer a toda equipe que viabiliza este trabalho”.

Sobre a Hospitalhaços

Com o mote Nosso trabalho é uma brincadeira muito séria!, a Hospitalhaços é uma Organização Não Governamental fundada em 1999 que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos exclusivamente ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde. Para realizar este trabalho, a ONG conta com a participação de 600 voluntários ativos, que são divididos em 34 equipes de palhaços humanitários, além dos que atuam nas brinquedotecas, bazar, brechó e parte administrativa da associação.

Atualmente, atende em 27 hospitais localizados em 17 municípios: Campinas, Valinhos, Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, Americana, Paulínia, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São Paulo, Salto, Tatuí, Cerquilho, Laranjal Paulista, Tietê e Recife, onde mantém apenas uma brinquedoteca. Em 2017, iniciou atuação no Rio de Janeiro em dois hospitais federais. Todo esse empenho faz com que a ONG atinja a marca de 32 mil atendimentos mensais, entre pacientes, acompanhantes e corpo clínico. Além disso, administra seis brinquedotecas, tem três grupos artísticos e realiza oficinas e treinamentos constantes para os voluntários.

Em 2018, a ONG tem o patrocínio das empresas Unimed Campinas, Hospital Vera Cruz, Supermercados Pague Menos, John Deere, CI&T, Motorola, WestRock, Cirúrgica Fernandes, Ruff, Mentos, Alibra e Staufen Taktica.

Para saber mais, visite o site www.hospitalhacos.org.br ou entre nas redes sociais digitando Hospitalhaços.