Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

FIEC participa da campanha “Junho Vermelho”

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Juliana Wolf.

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) realizará no sábado (24), das 9h às 12h, a campanha de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp. O Hemocentro de Campinas lançou a campanha Junho Vermelho com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, principalmente nesta época do ano, quando ocorre uma redução de doadores devido ao frio e à chuva.

Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, tiver tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de um ano, tiver piercing ou tatuagem também há menos de um ano, for diabético, tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior, tiver fumado horas antes etc. Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp.

Calcula-se que o sangue mais raro do mundo é o O-, que pode ser transfundido para todos os tipos sanguíneos e somente 9% da humanidade possui. Em caso de emergência, esse tipo sanguíneo é o que salva.

As próximas datas de coleta são 29/07, 26/08, 30/09, 28/10, 22/11 e 16/12.

A FIEC fica na Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina, Indaiatuba/SP.