Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Caminhada “Lembrar de Cuidar de Mim” acontece em Indaiatuba neste domingo (22)

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A Prefeitura de Indaiatuba realiza no dia 22 de outubro, às 8h, na Praça Prudente de Moraes, a caminhada em prol ao movimento mundial do Outubro Rosa. O objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres feminino. O evento é organizado pelo programa Ação Mulher em parceria com empresárias do município e em conjunto com a EPTV Campinas. O tema abordado este ano é Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo.

O trajeto escolhido tem a saída da Praça Prudente de Moraes, desce pela Rua Bernardino de Campos e segue até a Praça do Chafariz. No local, as secretarias de Saúde e Esportes, o Conselho da Mulher e as Faculdades Max Planck e Anhanguera promovem diversas ações para os participantes (programação completa abaixo).

Camiseta

Um grupo de empresárias da cidade se reuniu e umas das iniciativas foi criar uma camiseta para a caminhada, que acontecerá neste domingo. O objetivo é vender as peças para arrecadar fundos para as ONGs Volacc e Mais Vida. Quem quiser ajudar, pode adquirir as camisetas por R$25,00 nas lojas Arezzo, Lúcia Ramos, Hope e Onodera. No dia do evento serão disponibilizadas, na Praça Prudente de Moraes, 70 unidades da camiseta para venda.

Programação

22/10 – Caminhada Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo

Caminhada organizada pelo programa da Prefeitura Ação Mulher em parceria com empresárias do município em conjunto com a EPTV Campinas em prol ao Outubro Rosa. Nesse dia ocorrerá a caminhada, simultaneamente, em várias cidades de cobertura da EPTV.

8h – Concentração: Praça Prudente de Moraes

8h30 – Alongamento

9h – Saída:

Trajeto: Começa na Praça Prudente de Moraes, desce pela Bernardino de Campos e segue até a Praça do Chafariz.

Ações:

– O SAAE irá fornecer água para as participantes da caminhada

– A Secretaria da Saúde estará oferecendo práticas corporais chinesas (Liang Gong e Xiang Gong), orientações sobre os cinco principais tipos de câncer que acometem as mulheres, teste rápido de sífilis e HIV, inscrições para o Projeto 100% Saúde (pessoas com sobrepeso recebem orientações profissionais para ter uma vida mais saudável), verificação de pressão arterial e glicemia, avaliação odontológica e orientações sobre prevenção do câncer bucal, auriculoterapia e Projeto Crescer Bem

– O Conselho da Mulher oferecerá Reiki, massagem, sessão de auriculoterapia e outras atividades

– A Secretaria de Esportes montará um palco para apresentação de zumba

– A Faculdade Max Planck apoiará levando alunos do curso de Nutrição, que farão orientação nutricional; alunos do curso de Farmácia farão orientação sobre medicamentos e aferição de pressão arterial e os alunos do curso de medicina Veterinária orientarão sobre a prevenção do câncer animal

– A Faculdade Anhanguera participará oferecendo a equipe do curso de Fisioterapia, que realizará alongamentos individuais em macas e orientações posturais aos participantes do evento. Os alunos estarão acompanhados do professor supervisor de estágios.

Palestras

Na sexta-feira (27) às 15h serão realizadas duas palestras gratuitas abertas à população na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

A primeira terá como tema Câncer de mama: como evitar e como diagnosticar e será presidida pelo médico mastologista Dr. Sérgio Mendes, do serviço de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O médico é também coordenador do serviço de oncoplastia do Hospital Oswaldo Cruz, também na capital paulista e diretor do Instituto Brasileiro de Mastologia e Ginecologia de São Paulo.

Às 16h, Edu Inox e Guido Júnior farão uma apresentação abordando o tema Sustentabilidade Humana: A violência do bullying na vida. Na palestra show a dupla aborda o delicado assunto de forma irreverente. Edu Inox é o criador da ONG Sustentabilidade Humana, que tem como objetivo trabalhar o engrandecimento do ser humano por meio da educação, cultura, autoconhecimento e fortalecimento da família.

Foto: Eliandro Figueira.

Durante todo o mês, vários prédios públicos, entre eles a Prefeitura e reservatórios do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), receberam a iluminação cor de rosa para lembrar e sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, um dos mais comum entre as mulheres. O caminhão Mamamóvel está percorrendo vários pontos da cidade realizando a mamografia, mediante agendamento prévio realizado nas unidades de saúde. A exposição com o tema Lembrar de Cuidar Dela, que traz painéis com fotos de homens, com destaque para alguns elementos cor de rosa, visam estimular os pais, maridos e filhos a cuidarem e lembrarem suas mulheres sobre a importância da prevenção, também está percorrendo locais de grande circulação da cidade. A exposição estará até o dia 22 no Shopping Jaraguá e de 23 a 31, na Prefeitura.

Serviço:

Arezzo – Av. Pres. Kennedy

Lúcia Ramos – Sílvio Waldemarin, 258 Jd Tropical

Onodera – Av. Maj. Alfredo Camargo Fonseca, 583

Hope – Av. Pres. Kennedy, 1417.