Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Saquê também é vinho?

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Japan Amino – http://aminoapps.com.

Muita gente não sabe que o saquê, tradicional bebida japonesa, também é considerada um vinho. Fabricada por meio da fermentação do arroz, a bebida é tomada geralmente quente e em grandes comemorações em solo japonês, como ano novo ou cerimônias de casamento.

A forma correta de degustar saquê não é naquele copo quadrado (também chamado de massu), como muitos lugares costumam apresentar. O copo é apenas um símbolo e nunca foi utilizado como copo pelos japoneses. “O massu era utensílio de trabalho dos camponeses para vender arroz. Como era vendido como mingau alcoólico, o copo quadrado era utilizado pelo camponês para comer o saquê”, explica Jaqueline Mechi Katecare, chef do Kaizen Japanese Food, em Campinas.

No Kaizen, a carta de saquês possui 10 rótulos, sendo oito de origem japonesa – um deles é com flocos de ouro, exclusividade da casa. A casa oferece para o cliente as taças corretas para degustação da bebida, mas, para quem prefere, também tem à disposição o massu. Além disso, o vinho é usado para o preparado de drinks, como a caipisaquê.

Dia Nacional do Vinho

A instituição oficial do Dia Nacional do Vinho é proposta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 147/2008, que está pronto para ser votado no Plenário do Senado. Na justificativa do projeto, o autor destaca a importância que a produção do vinho tem alcançado no Brasil, onde, apesar de não contar com a longa tradição dos países europeus, já apresenta qualidade significativa.

O vinho chegou ao Brasil em 1532, mas somente com a vinda dos imigrantes italianos, em 1875, é que o produto ganhou força. No Rio Grande do Sul já existe o Dia Estadual do Vinho, comemorado também no primeiro domingo de junho.

Kaizen

Inaugurado em 2008, o Kaizen tem como característica oferecer aos clientes um cardápio atual com pratos, que vão desde os combinados  conhecidos pelos brasileiros até receitas vindas da rotina alimentar dos japoneses. Além de oferecer pratos que impressionam pela apresentação, o espaço da casa encanta pela decoração temática, que tem até mesmo um jardim japonês de 600 metros quadrados.

Serviço:

Kaizen Japanese Food

Avenida Iguatemi, 556, Vila Brandina – Campinas/SP

Telefone: (19) 3395-3900

www.kaizenjapanese.com.br

Segunda a quinta, das 12h às 14h | das 19h às 22h30 Sexta e sábado 12h às 14h30 | das 19h às 23h Domingo 12h às 15h30 Estacionamento próprio

Aceita todos os cartões de crédito e débito.