Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Professor ituano lista seis dicas essenciais para quem quer começar a cantar

Itu, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Quem nunca deu “um show” na hora do banho ao soltar a voz com a sua música preferida, ou então juntou alguns amigos e mandou ver ao som de Evidências no karaokê? Cantar, para muita gente, é um prazer e também uma das formas de expressão universal mais belas que existem. Embora alguns pareçam ter a sorte de já nascer com esta habilidade vocal, todos temos uma voz e devemos ter a liberdade de nos expressar através dela.

Pensando nisso, o cantor, ator, diretor vocal e professor de canto do Escola de Artes Yara Produções Artísticas de Itu, Leandro Mendes – músico desde 1992 e ator desde 2008 –, listou algumas dicas essenciais para quem quer começar ou melhorar ainda mais seu desempenho vocal. “O principal segredo é aprender a treinar os ouvidos e a voz através da compreensão de como produzimos o som, aplicando, assim, as técnicas básicas, como respiração, postura e controle muscular, evitando as tensões e a prática diária”, explica Leandro. Leandro Mendes trabalha atualmente como cantor, ator, diretor do vocal e professor de canto na empresa Yara Produções Artísticas – Itu/SP.

Controle a respiração

O ar é uma necessidade absoluta para uma voz de som forte e bonita. Existem vogais que exigem mais “força” e outras menos; com isso, o controle de ar e a intensidade criada no músculo diafragmático, localizado no centro de nossa caixa abaixo dos pulmões, são essenciais para a produção de som. “A quantidade de tensão que você cria usando seu músculo diafragma lhe dá a capacidade de forçar o ar de forma consistente fora de seus pulmões, o que ajuda na disciplina da técnica”.

Encontre o estilo de canto ideal para sua voz

Existam muitos cantores incríveis no mundo, mas nem todos são mestres de todos os estilos de canto. As habilidades e os limites da cada voz determinam os tipos de música mais adequados para cantar. Dependendo do seu tipo de voz, que inclui seu alcance vocal, idade, gênero, alcance, registro, tom e outros fatores, você poderá decidir melhor o tipo de música para cantar como ópera, jazz, rock e MPB, entre outros.

Melhore a capacidade de ouvir e entender

Você não pode ocultar o ruído na música – você estará em sintonia ou não. Isso significa treinar-se para permanecer no tom quando se desloca entre as notas em uma música. Uma maneira simples de praticar e melhorar isso é usar uma nota em um instrumento como piano ou violão. Deixe a nota tocar e cante junto. Ouça com atenção para ver se está reproduzindo no mesmo tom.

Aprenda a projetar sua voz

A maioria das pessoas que começam a cantar não consegue projetar muito bem suas vozes por conta da vergonha e do medo, mas uma ótima dica para acabar com isso são as técnicas que ajudam na projeção como volume e entonação ideal das palavras. Para entender melhor a importância da projeção da voz, o ideal é pensar em algo que é lançado para frente. Exercitar o diafragma, importante músculo abdominal, te dará o apoio necessário para uma voz mais firme. E manter a respiração nasal ritmada e com pequenas pausas proporcionará o relaxamento necessário para uma boa colocação da voz.

Respeite os limites da sua voz

Nem todo mundo pode ser a Beyoncé ou a Ivete Sangalo, mas pode desfrutar do prazer de cantar sem a preocupação de comparar-se com outra pessoa. Lembre-se de que o que compõe a sua voz é a sua originalidade e é através dela que você deve criar o seu talento. Você é um indivíduo, sua voz é única e isso é importante ter em mente, porque muitas vezes os cantores amadores apenas imitam seu artista favorito. Em vez disso, escolha sempre ser original.

Tenha paciência e estude

É óbvio que quando começamos aprender ou estudar algo, muitas vezes, acabamos desistindo por termos a necessidade que atingir um resultado rápido. Mas devemos ter paciência, pois a forma de aprendizagem varia de pessoa para pessoa. A principal dica é estudar e treinar muito; não será em apenas uma semana, duas ou em um mês que você verá sua evolução ao cantar; isso pode demorar um pouco. “Muitas vezes, comparamos a nossa voz com um instrumento, porém, assim como os instrumentos, as pessoas devem tomar os cuidados necessários e praticar bastante para conseguir o resultado desejado”, conclui o professor.

Outra dica importante listada pelo cantor é sempre procurar um fonoaudiólogo para que você possa sempre saber como está a saúde da sua região vocal e também para não forçar ou lesionar ao cantar de forma inadequada.