Notícias sobre Indaiatuba e Região com Kleber Patricio

Dia dos Pais: muito carinho e sabor na comemoração

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Para tornar o Dia dos Pais um momento ainda mais especial, a dica é caprichar em tudo o que ele gosta, oferecendo um bom churrasco com carnes nobres e um vinho de qualidade, mas também surpreendendo no presente: flores – sim, homens também apreciam esse gesto de carinho e certamente ficarão agradavelmente surpresos.

Algumas dicas podem fazer toda a diferença na hora do preparo de cada carne, como não salgar com antecedência, evitando o ressecamento. “Selar o corte também é importante para reter a umidade, virando a peça para tostar rapidamente de todos os lados na churrasqueira”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. “A picanha deve ser assada com a gordura virada para cima e só no final do cozimento ser invertida para derreter”, acrescenta. “E para descobrir o ponto desejado sem cortar, é só pressionar a carne com as costas de um garfo, pois quanto mais macia estiver, menos passada”, indica. “Por último, adicionar pimenta calabresa ao sal grosso confere novo paladar ao tempero”.

Confira abaixo as receitas diferenciadas elaboradas pela nutricionista:

Espetinho de carne com legumes

Ingredientes:

1 pimentão amarelo

2 cebolas roxas

2 tomates pequenos

Cubos de carne (contrafilé ou picanha)

Sumo de 2 limões

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Corte os pimentões em quadrados de 3 x 3 cm. Fatie as cebolas e os tomates em rodelas grossas. Tempere os legumes e a carne com sal, limão e pimenta a gosto. Monte os espetinhos em sequência: carne, cebola, tomate, pimentão. Leve para assar com a churrasqueira já bem quente até que a carne fique ao ponto.

Costela assada ao molho barbecue caseiro

Ingredientes:

1 peça de costela

1 cebola ralada

2 dentes de alho ralados

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Azeite para refogar

100 ml de vinagre de arroz

100 ml de água

2 colheres (sopa) de molho inglês

2 xícaras (chá) de ketchup

1 colher (sopa) de mostarda amarela

2 colheres (sopa) de mel

1 pitada de páprica picante

1 colher (café) de sal

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o ketchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal, o cominho e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurando por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente.

Para mais receitas, acesse www.redeoba.com.br.