Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Canal Coma Bem apresenta mitos e verdades sobre o trigo

Nutrição, por Kleber Patricio

Cereal é o segundo mais produzido no mundo. Foto: divulgação.

Com intuito de informar a população sobre as propriedades do trigo, o Canal Coma Bem produziu uma série de vídeos com profissionais que esclarecem os mitos e verdades que envolvem o cereal. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura, o trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo, atrás apenas do milho.

De acordo com a supervisora de qualidade industrial na Biotrigo, Kênia Meneguzzi, o trigo contribui para a segurança alimentar, pois fornece 19% das calorias para a dieta humana. “Como benefícios nutricionais, o cereal possui fibras, magnésio, vitamina B1 e fósforo. As fibras, por exemplo, são muito importantes para regular o intestino”, comenta.

A especialista afirma que o consumo per capita de trigo no Brasil varia entre 43 a 46 quilos e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a média deveria ser de 60 quilos. Então, o País ainda está abaixo da média, mas ela acredita que a demanda irá aumentar.

Além destes temas, os vídeos do canal abordam a diferença entre farinha integral e farinha comum, apresenta os tipos de farinha e quais são utilizadas na produção de pães e bolos, explica o que é o glúten, mostra dados de celíacos no Brasil e no mundo, além de processos industriais do trigo e melhoramento genético, entre outros assuntos.

Para conferir todos os vídeos, acesse: https://www.youtube.com/channel/UCECB2oRXX_uA3ujNAJlJY-w/videos.

Canal Coma Bem

O Canal Coma Bem é um projeto que reúne informações sobre como obter uma alimentação saudável e equilibrada. A grade de programação é dividida por entrevista com personalidades e estudiosos ligados à alimentação às segundas-feiras; animações com dicas ao consumidor às quartas-feiras e dúvidas da população e respostas de especialistas sobre os mais diversos temas, às sextas-feiras.  O projeto tem o apoio institucional da FMC Agricultural Solutions e as informações sobre a iniciativa podem ser acessadas em Facebook, Instagram, Youtube e site.