Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Bazar Casa 73: um passeio completo, comprando de quem produz

Campinas, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

O que pode ser mais agradável que um almoço no campo? Que tal comer a sobremesa (ou seguir botecando) sob frondosas árvores, curtindo boa música, com diversão para as crianças, num local relaxante, pet friendly e com oportunidade de comprinhas de fim de ano diferentes e artísticas? Tudo isso pode ser encontrado no Bazar Casa 73, que propõe um domingo de diversão em Joaquim Egídio, distrito de Campinas, no próximo dia 19.

A ideia é que os visitantes que venham almoçar num dos charmosos restaurantes do distrito estiquem a tarde nos jardins do Espaço Sesmaria do Laranjal, local do evento, bem no centrinho de Joaquim. “Teremos várias atrações para toda a família, inclusive os pets”, conta a empresária Carolina Peixoto de Almeida, uma das organizadoras.

Comprando de quem produz

O Bazar Casa 73 vai trazer cerca de 30 expositores, não somente de Campinas, mas da capital paulista e de outras cidades da região, para vender peças únicas, cuidadosamente escolhidas, com pegada artística e comprovadamente autorais. Papelaria, vestuário, itens de decoração, acessórios e muito mais opções serão comercializados em estandes despojados, espalhados em uma área verde de 800 metros quadrados. Quem acordar tarde, quiser pular o almoço e dispensar a sobremesa pode ocupar assento em um caixote do Bar do Marcelino, que vai ter uma espécie de “filial” dentro do Bazar Casa 73, do qual é vizinho. Os petiscos do restaurante, premiado em sete edições da Veja Comer e Beber Campinas, estarão lá, além do chope Baden Baden geladinho.

Entre as bancas de produtos também vai ser possível encontrar iguarias fresquinhas para levar pra casa e saborear ou presentear alguém. Caso dos pães de fermentação natural, dos mixes de temperos naturais sem conservantes e do strudel com receita familiar vinda da Alemanha. Além da variedade de estilos e técnicas, os produtos à venda contemplam todos os bolsos: os preços começam em R$5 e vão até R$1,2 mil.

Atrações

A família toda vai poder desfrutar: haverá recreação com monitores para as crianças e até os bichinhos de estimação, na coleira, poderão circular à vontade e sem sufoco, já que terão ‘open bar’ de água em vasilhas. Para ouvir e relaxar, MPB ao vivo com o cantor Fabinho Azevedo. A entrada é gratuita, mas os visitantes são convidados a levar alimentos não perecíveis, que serão doados ao Centro Comunitário Irmão André (Cecoia), de Sousas.

Valorizando o pequeno

O Bazar Casa 73 pretende ainda reforçar o conceito de comprar de quem faz, incentivando o consumo de produtos com história e o trabalho criativo, valorizando e fortalecendo a economia local. “É uma noção de consumo diferente, que visa fomentar o pequeno empreendedor, com uma história que valoriza a produção criativa, o reuso de materiais. É perfeito para os presentes de fim de ano, pois são peças únicas, especiais”, define Carolina.

E é o embrião de um projeto mais amplo: a arquiteta Camila Peixoto de Almeida, irmã de Carolina e sócia no evento, anuncia que há em curso uma iniciativa para organizar e fortalecer os artesãos do distrito. Segundo ela, o projeto para a criação da feirinha da Associação Organização Cultural, Comunitário, Ambiental e Sustentável de Joaquim Egídio (Occas-JE), da qual é secretária, já foi articulado e protocolado na Secretaria de Cultura de Campinas.

A Casa 73

O Bazar Casa 73 é uma iniciativa de três irmãs, criadas e residentes em Joaquim Egídio. Além da empresária Carolina Peixoto de Almeida e da arquiteta Camila Peixoto de Almeida, participa do projeto a consultora de imagem Lucila Peixoto de Almeida Pissolato. O trio também está empreendendo em Sousas, com o espaço multiuso que nomeia o bazar, a Casa 73, que será inaugurada ainda esse mês. Com o espaço, as sócias pretendem aumentar a gama de serviços e comércio oferecidos nos distritos: a Casa 73 (Rua Siqueira Campos, número 73, próximo à Igreja de Sant’Ana) contará com um café, a loja GodBless, de roupas e acessórios e salas para cursos livres de arte e design e o escritório da CPA Arquitetura, Design e Construção.

Serviço:

Bazar Casa 73

Data: 19/11

Horário: das 11h às 18h

Local: Espaço Sesmaria do Laranjal (Rua Valentim dos Santos Carvalho, 37, Joaquim Egídio, Campinas)

Entrada: gratuita, com doação opcional de alimentos não perecíveis

Formas de pagamento: cartões de crédito, débito e dinheiro (o Bar do Marcelino só aceita cartões de débito). Cheques – a critério de cada expositor.

No Facebook: www.facebook.com/acasa73

No Instagram: @a_casa_73

Mais passeios

Além da ida aos restaurantes, a visita ao Bazar Casa 73 pode ser combinada com outros dois eventos em Joaquim Egídio, no mesmo dia:

– Exposição Atavos, da fotógrafa chilena radicada no Brasil Pola Fernandez, que vai até o dia 3 de dezembro no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular. São 23 fotografias de mulheres afrodescendentes da cidade de Salto diante de ampliações de retratos de escravos feitos no século 19. Grátis. Rua José Ignácio, 14. Aos sábados e domingos a visitação é das 10h às 17h.

– Missa de Santa Rita de Cássia na Trilha da Estrada do Bonde, evento anual e tradicional do distrito, em 19 de novembro. Começa às 9h, ao lado da capelinha.